Gestor de sucesso: como ser um?

gestor de sucesso

O que significa ser um gestor de sucesso? O que é preciso para chegar ao topo? O Jobinice partilha alguns pontos de reflexão, para atuais e futuros gestores.

O que é, para ti, um gestor de sucesso? Um exemplo de liderança, de gestão de tempo eficaz, de chefia de equipas de trabalho boas e eficientes? Infelizmente, não existe uma resposta definitiva para a questão “como ser um gestor de sucesso”. Contudo, existem alguns princípios para refletir as melhores características e requisitos para te tornares num.

Deixamos-te algumas ideias sobre as quais refletir, se tens o objetivo de chegar a uma gestão bem-sucedida e estratégica de um projeto, equipa de trabalho, ou até, de uma empresa.

Ser um gestor de sucesso: o que é necessário?

Gestores, líderes ou empreendedores. Qual é a nomenclatura correta? Não existe uma denominação aceite de forma unânime. Mas algo comum a todas as interpretações, é a ideia de que um gestor de sucesso, independentemente da área em que atua, tem como missão principal, inspirar as pessoas com quem trabalha. Tudo em prol de um objetivo comum.

Podemos avançar com a característica mais importante. Um gestor de sucesso tem de amar realmente aquilo que faz. Mais do que qualquer outra pessoa. É por essa razão que é o gestor, o líder. Deve ser um profissional que se destaca pela maneira como abraça tarefas e objetivos, e pela forma como consegue enfrentar e ultrapassar obstáculos.

Só assim é possível atingir o nível de compromisso necessário ao projeto, de forma a manter uma visão orgânica e estratégica, relativamente ao que é necessário fazer, para atingir bons resultados. Da mesma forma, deve ser capaz de incutir esta vontade de manter um compromisso sério com o projeto, nos restantes colaboradores.

Um exemplo para os colaboradores

Nem toda a gente chega ao topo e, na realidade, nem todos “cabem” lá em cima. O que não significa que um gestor de sucesso é alguém inatingível. É, aliás, quem dá o melhor exemplo de compromisso e ética laboral, mas que se encaixa perfeitamente na equipa de trabalho, com as pessoas que coordena. De facto, um gestor é um profissional que sabe que para motivar as pessoas é preciso estar próximo delas, sem barreiras hierárquicas a serem um obstáculo.

No seguimento desta ideia, transparência e confiança são igualmente fundamentais. Mesmo antes de pôr em prática a visão estratégica e de gestão de pessoas e tempo, que devem ser já inerentes à função. Resumindo os princípios fundamentais, um gestor de sucesso tem de:

  • Nutrir gosto e paixão pela área/projetos em que está envolvido;
  • Estar na constante procura de novos dados sobre os colaboradores e o negócios;
  • Saber estabelecer objetivos e prazos;
  • Trabalhar de forma próxima com os seus colaboradores;
  • Ser um excelente comunicador, com um discurso objetivo e motivador;
  • Ser um líder, e não um chefe;
  • Saber quando dizer sim e quando dizer não;
  • Saber reconhecer a experiência dos seus colaboradores;
  • Saber valorizar e reconhecer as melhores características da sua equipa;
  • Ser disciplinado;
  • Saber formar sucessores;
  • Saber celebrar as vitórias e reconhecer os erros.

Concordas com estes princípios? Comenta!

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos