Greve da função pública com impacto por todo o país

greve funcao publica

A greve da função pública, que começou à meia-noite desta sexta-feira, causa alguns impasses, um pouco por todo o país. Sabe mais.

Atrasos nos serviços de recolha de lixo e falhas nos primeiros turnos dos hospitais. Foi aqui que se sentiu o impacto das primeiras horas de greve da função pública, que começou à meia-noite desta sexta-feira.Centros de saúde e escolhas encerraram, um pouco por todo o país.

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública, que está na origem da convocatória desta greve, antecipa que a paralisação continue a ter efeitos acentuados, ao longo do dia de hoje. Sobretudo na educação, saúde, tribunais e serviços da Segurança Social.

Trabalhadores da Worten aderem ao programa de flexibilidade no trabalho

Greve da função pública: quem aderiu

A par da Federação dos Sindicatos da Administração Pública, as principais estruturas sindicais, desde a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, à CGTP e UGT, estão juntas nesta paralisação.

Não foram decretados quaisquer serviços mínimos, e com professores e auxiliares a fazer greve, muitas escolas estão completamente fechadas, esta sexta-feira. No Porto, os sindicatos fazem um balanço positivo dos efeitos da greve da Função Pública no Hospital de São João, o maior da região Norte, assinalando a paragem de muitos serviços e fortes condicionamentos noutros.

Em Coimbra estão encerradas a maioria das escolas e em Lisboa, além do impacto no setor da educação, os utentes do Hospital de Santa Maria também estão a sofrer as consequências.

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, da CGTP, convocou uma manifestação nacional para sexta-feira à tarde, em Lisboa. A Federação Nacional dos Professores e as federações dos médicos (FNAM) e a dos enfermeiros (Fense) e o Sindicato dos Técnicos de Saúde também aderiram.

Outras notícias

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos