Nova greve no transporte de mercadorias? Sindicatos continuam negociações

greve transporte mercadorias

As negociações entre a associação empresarial e os sindicatos de motoristas de matérias perigosas e mercadorias, são retomadas hoje. Em cima da mesa está a ameaça de greve, em agosto.

Desde maio que a revisão do Contrato Coletivo dos motoristas de mercadorias e matérias perigosas, está a ser negociada. A mediação é feita pelo Ministério do Trabalho, e no ar paira a ameaça de uma nova greve, a começar a 12 de agosto.

As negociações, que arrancaram depois da última paralisação no período da Páscoa, têm vindo a decorrer nos últimos meses. A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) reúne-se mais uma vez com o Sindicato Independente dos Motoristas e o dos Motoristas de Matérias Perigosas.

Casual fridays: Montepio acaba com o uso da gravata à sexta-feira

Exigências do motoristas do transporte de mercadorias antes de uma nova greve

Dois meses depois do início das conversas, parece que o processo tem vindo a ser moroso. Muito por causa de divergências entre as partes. Apesar disso, a ANTRAM declara-se surpreendida com o anúncio da greve. Segundo a entidade, as negociações estavam a decorrer com normalidade.

A Federação Sindical dos Transportes (FECTRANS), apresenta hoje uma proposta para que, em janeiro de 2021, o salário base dos motoristas passe para os 850 euros. Para o início do próximo ano, pede-se que o salário base seja de 700.

Os dois sindicatos independentes vão para as negociações com a intenção de entregar de imediato o pré-aviso de greve caso a associação não responda às reivindicações. Esta paralisação incluirá todos os motoristas de mercadorias.

Existem em Portugal cerca de 50000 motoristas de veículos pesados de mercadorias, 900 dos quais a transportar mercadorias perigosas.

Outras notícias

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos