Guia para começar a primeira semana de trabalho em grande

primeira semana trabalho

A primeira semana de trabalho é sempre desafiante porque tens muita informação para assimilar, conheces novas pessoas e tens que ambientar-te com novas regras e procedimentos.

Mesmo que já tenhas trabalhado em diversos empregos e saibas adaptar-te facilmente, é sempre um momento intimidante.

Para começares a tua primeira semana de trabalho com o pé direito, vamos partilhar contigo um guia que vai ajudar-te a ambientar-te neste novo desafio.

Guia para a primeira semana de trabalho

Absorve tudo

A primeira semana de trabalho requer muita atenção, é importante que absorvas todas as informações que te são dadas. Informa-te sobre a cultura da empresa, a forma como deves comunicar com os teus superiores e colegas, descobre quais são os projetos e os desafios que implicam e fica a par de todos os objetivos. Se a tua empresa costuma realizar atividades fora do trabalho, participa em todos os eventos.

Evita comprometer-te com tudo que te pedem

É normal, na primeira semana, estarmos prestáveis e aptos para fazer tudo o que é proposto. No entanto, evita que fiques com demasiadas responsabilidades de uma vez só. Planeia o teu horário e reserva tempo para aprenderes mais sobre a empresa e as tuas funções.

Faz perguntas

À medida que fores aprendendo sobre a empresa não tenhas receio de fazer perguntas. Questiona sempre que tiveres dúvidas e mostra o teu interesse em saberes mais. É possível que na primeira semana a tua mente fique cheia de informação, por isso, toma nota de tudo e depois com tempo revê todos os pontos que apontaste.

Não tenhas receio de dar a tua opinião

Não tenhas receio de expressar a tua opinião e contribuir com ideias e sugestões. Mostra o teu valor, não precisas saber tudo, aliás, evita transmitir a ideia que sabes tudo. Partilha com os teus superiores e colegas aquilo que possas ter em mente e pergunta se por acaso alguém já teve essa ideia ou sugestão.

Oferece ajuda

É possível que na primeira semana de trabalho tenhas mais tempo livre. Como estás a iniciar é provável que os teus superiores estejam a adaptar-se a tua chegada e a delinear as tuas tarefas. Se isso acontecer, não fiques à espera que te digam o que fazer. Se vires que é necessário, oferece a tua ajuda e mostra que és prestável.

Aceita os conselhos

Se os teus superiores ou colegas dão a sua opinião ou tecem alguns comentários sobre o teu trabalho, aceita essa ajuda e ouve aquilo que têm para dizer. Se oferecem-te ajuda, aceita. Desta forma mostras humildade e podes criar laços com os teus colegas e tornar-te mais eficiente.

Procura um mentor

É sempre bom ter uma pessoa no trabalho que tenha muitos conhecimentos, experiência e sucesso profissional. Procura uma pessoa que te possa inspirar e ajudar a tornares-te um excelente profissional. Por outro lado, tenta não te prenderes tanto a essa pessoa, procura descobrir e aprender por ti também.

Mantém os teus superiores informados

Ao longo da primeira da semana de trabalho, informa aos teus superiores sobre a tua adaptação, planeia os teus objetivos e tarefas, fala com as pessoas responsáveis e pede feedback sobre o teu desempenho e adaptação. Pergunta se existe mais alguma tarefa ou objetivo que precisas fazer.

Não compares o teu atual emprego com o anterior

É perfeitamente normal comparares as tuas funções novas com outras que tenhas tido no passado, mas evita isso. Entra na tua primeira semana de trabalho com a mente aberta, não caias no erro de pensar que o teu trabalho anterior era melhor por isto e por aquilo. Aceita e abraça esta primeira semana da melhor forma. Estás num novo lugar, encara como uma nova oportunidade.

A equipa do Jobinice deseja-te uma excelente primeira semana de trabalho.

Ainda sem trabalho? Encontra inúmeras ofertas de emprego no nosso site!

Artigo Sugerido

Comentários