Hard skills – o que são e como identificá-las

hard skills

Sabes o que são hard skills? Uma definição comum pode ser a de competências técnicas. Sabe mais.

Como já anteriormente foi referido, o candidato a emprego tem que dominar um pacote de competências. Estas mesmas competências, ou skills, num termo universalmente muito usado no mundo dos recursos humanos, podem ser agrupadas em soft e hard skills.

Hard e soft skills significam, respetivamente, competências técnicas e comportamentais/interpessoais.Estes dois conjuntos de competências, são fundamentais para o sucesso do profissional. São igualmente importantes durante o processo de recrutamento. Vamos abordar neste artigo, o grupo das competências técnicas, ou hard skills.

Soft skills vs hard skills – qual a diferença?

O que são as hard skills?

As hard skills são as competências que podem ser quantificadas. Ou seja, são aquelas habilidades que obtêm resultados de uma perspetiva mais direta e até material. São também aquelas que podem ser ensinadas ao longo de processos de aprendizagem, ao longo da vida académica, ou através de formação profissional.

Os seguintes exemplos contam como hard skill:

  • licenciatura;
  • mestrado;
  • doutoramento;
  • MBA;
  • proficiência numa língua estrangeira;
  • cursos técnicos;
  • cursos informáticos;
  • certificações específicas;
  • carta de condução de determinada categoria;
  • desenvolvimento de softwares

Marketing Pessoal: o que é e porque é tão importante para a tua carreira

Como é que as empresas identificam as hard skills?

Geralmente, é possível medir se um determinado profissional possui hard skills, através de testes práticos, de entrevista ou quizzes. Na fase de publicação de uma oferta de emprego, as empresas devem apresentar, com detalhe, quais são as competências, sejam soft ou hard, que pretendam que os candidatos tenham.

Desta forma, estão não só a apoiar os profissionais de recrutamento e seleção, para que possam fazer uma abordagem justa e certeira de todos os candidatos, como também fazem uma triagem inicial dos possíveis interessados.

Se a vaga for para um gestor de marketing, o candidato ideal deve possuir skills como licenciatura ou mestrado em economia, gestão ou marketing, conhecimentos de informática, conhecimento de ferramentas e plataformas de análise de marketing, entre outras

As hard skills são descritas nos formulários de candidaturas e nas primeiras páginas de currículos. As que são mais valorizadas, dependem diretamente do cargo e tipo de função a ser desempenhada. No momento do recrutamento, essas competências podem ser observadas por meio de avaliações de conhecimento, testes específicos, entre outros.

Para as avaliar, os profissionais de recrutamento e seleção podem fazer testes práticos aos candidatos para comprovar esses mesmo conhecimentos, pedir cópias de diplomas ou certificados e/ou pedir referências.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos