Como saber se está na hora de mudar de emprego?

mudar de emprego

Qualquer trabalho tem as suas dificuldades, é normal sentirmos frustração, stress e dúvidas nas nossas capacidades. Muitas vezes, chega-se a um ponto de insatisfação que nos leva a colocar a seguinte questão: será que está na hora de mudar de emprego?

Sentimentos contraditórios em relação ao emprego são algo comum e absolutamente normal. Ainda assim, são sentimentos que não devem ser negligenciados.  No entanto, uma coisa é reclamar, sentir um nível de frustração moderado. Outra coisa é efetivamente tomar a decisão de apresentar a demissão.

Estás a passar por uma fase de indecisão neste sentido? Mal-estar constante, falta de motivação, descontentamento com o ordenado, problemas na equipa, dificuldades de comunicação, podem estar na origem do problema. Se estás a sofrer com a falta de perspetivas profissionais, vamos ajudar-te a perceber se estás apenas a passar por uma fase, ou se está na hora de mudar de emprego.

Queres mudar de emprego? Sabe como sair e deixar boa impressão

Como saber se está na hora de mudar de emprego?

1. Pensas constantemente nas folgas e fins-de-semana

Ou seja, os únicos momentos em que te sentes feliz, é quando estás longe do trabalho. Os teus planos e ambições passaram a concentrar-se somente na tua vida fora do trabalho. Já não tens interesse em ficar mais tempo na empresa, chega a tua hora de saída e sais a correr. Este é um dos sinais mais básicos, mas que mais impacto tem ao longo do tempo.

2. Perdeste o respeito pela liderança

Deixas de te sentir motivado pela visão estratégica da tua chefia. Não concordas com o rumo que a empresa está a tomar e não te revês nos valores promovidos.

3. Sentes que o teu trabalho é desvalorizado

Mesmo que estejas a dar o teu melhor, que faças horas extras e vistas a camisola, sentes que o teu trabalho não é valorizado. Para além disso, sentes que, apesar da tua dedicação, não vão surgir novas oportunidades de crescimento profissional.

4. O diálogo é constantemente negativo

O ambiente no trabalho está pesado e o teu empenho juntamente com a equipa é mais um ato de sobrevivência que satisfação. A comunicação entre todos é de cariz maioritariamente negativo.

5. O salário não é compensatório o suficiente

É verdade que o dinheiro não é tudo, mas pode ser um bom incentivo para “suportar” outros problemas laborais. Contudo, se a compensação financeira já não é o suficiente, pode estar mesmo na hora de mudar de emprego.

6. O ambiente de trabalho é pesado

É normal que não te dês bem com todos os colegas de trabalho. Há sempre alguém com quem sentimos mais ou menos afinidade. Mas mais uma vez, há um limite, que pode ser a justificação para mudar de emprego. Discordar fundamentalmente das pessoas com quem tens de passar muitas horas, todos os dias, não é um bom sinal.

Antes de decidires mudar de emprego, reflete acerca destes pontos. Coloca-te em primeiro lugar, é importante que não tomes uma decisão precipitada. Conflitos, stress e desafios acontecem no local de trabalho. A questão é: é algo duradouro, ou temporário?

Artigos sugeridos

 

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos