A importância da colaboração e a aceitação nas empresas

colaboração e aceitação nas empresas

A colaboração e a aceitação nas empresas são essenciais para motivar os funcionários.

Todos nós sonhamos com um ambiente de trabalho perfeito, ter um chefe que é amigo, excelentes colegas de trabalho, flexibilidade de horários e férias, bem como, a possibilidade de crescer, aprender e construir uma carreira de sucesso.

Quando os funcionários de uma empresa sentem que são valorizados e aceites aumentam a sua produtividade, motivação e vontade de colaborar para alcançar resultados.

Quem já trabalhou numa empresa que não valoriza o lado humano, sabe perfeitamente o quão desmotivador isso é, sentir o peso das obrigações e acordar todos os dias sem ter vontade de ir para o trabalho. 

Por isso, é importante que as empresas tornem-se mais humanas e que entendam a relevância de construir uma cultura que incentive a que haja colaboração e aceitação.

Antes de sermos trabalhadores somos pessoas, carregadas de sonhos, ambições, problemas e desafios pessoais. Quando existe colaboração e a aceitação nas empresas, as pessoas que nela trabalham, sentem que são aceites tal e qual elas são e isso encoraja para que haja respeito e, também, é possível construir laços mais fortes.

Sermos aceites por aquilo que somos traz satisfação e quando os funcionários sentem segurança e suporte, no seu local de trabalho, isso faz com que possam dar o seu melhor e sejam autênticos.

Quanto maior for o apoio e suporte emocional, maior será o desempenho e bem-estar de um funcionário.

O mundo está a mudar, as pessoas cada vez mais sentem a necessidade de unir-se e lutar por algo maior, com valor. Por isso, é importante que as empresas comecem a ter em conta a colaboração e a aceitação, bem como, aumentem a sua flexibilidade e saibam adaptar-se às necessidades dos seus funcionários.

Em vez de impor regras e ter um foco, simplesmente, orientado para resultados, é crucial que haja um aumento na comunicação e dar voz aos funcionários. Uma comunicação saudável aumenta a colaboração e a aceitação nas empresas.

Temos que entender que não somos todos iguais, cada pessoa tem o seu próprio estilo de vida e maneira de ser. Por isso, cabe às empresas terem isto em conta e passar esta mensagem. É importante falar de diversos tópicos como raça, orientação sexual, gênero e fortalecer e encorajar o respeito e a aceitação.

É normal sentirmos ligação com aquelas pessoas que são parecidas connosco, mas a aceitação e a colaboração une pessoas diferentes e esta diversidade enriquece uma empresa.

Artigo Sugerido

Comentários