5 Razões para investires em formação profissional

investir em formacao profissional

Formação profissional, é um investimento com imensos benefícios, tanto para empresas como para colaboradores. Estas são as 5 principais razões para dar esse passo.

A formação profissional é encarada como um veículo para o crescimento, valorização e evolução profissionais. É cada vez mais uma prioridade, tanto para as empresas, como para colaboradores, e hipotéticos candidatos a emprego.

A legislação, marcada no Código de Trabalho, garante que a formação profissional deixa de ser entendida como uma perda de tempo ou um investimento sem retorno. Além de os colaboradores procurarem estas oportunidades de formação, também as empresas apostam neste tipo de atividade.

Todas as entidades empregadoras devem garantir que, anualmente, cada um dos seus colaboradores recebe pelo menos 35 horas (mínimas), de formação contínua. Contudo, quando se trata de um contrato a termo por período igual ou superior a três meses, cabe à empresa dar um número mínimo de horas, proporcional à duração do contrato.

Como pedir uma promoção ou aumento salarial no emprego?

As 5 grandes vantagens ou razões para investir em formação profissional

1. Aumento de produtividade

Quanto mais qualificada for a mão-de-obra, mais aumenta o fator de produtividade. A formação profissional pode constituir-se uma resposta que permite colmatar baixos níveis de produção em resultado de conhecimentos e competências do capital humano insuficientes ou desajustadas.

Otimizamos o teu linkedinPowered by Rock Convert

2. Maior probabilidade de inserção profissional

Para quem está desempregado, à procura do primeiro emprego, com vontade de mudar de área de atividade, investir em formação profissional é, de facto, uma medida com efetivo potencial de retorno. A formação nunca é de mais, e pode abrir várias janelas de oportunidade. As pessoas com maiores qualificações são aquelas que têm menor dificuldade, em termos de (re)inserção profissional.

3. Garantia de validação de conhecimentos

Um colaborador qualificado tem mais hipóteses de melhorar do que um colaborador não-qualificado. A validação e valorização de conhecimentos, é também uma vantagem num cenário de saturação de mercado. Se o indivíduo procura diferenciar-se dos seus pares e obter melhores oportunidades de emprego ou até mesmo uma promoção profissional e salarial, a formação profissional pode ajudá-lo a marcar a diferença.

4. Manter a informação sempre atualizada

Em diferentes áreas de negócio e atividade, a informação pode circular de forma rápida e vertiginosa, sendo que manter um nível de (in)formação eficaz e atualizado é extremamente importante. As técnicas de trabalho tomadas como eficazes, tornam-se, rapidamente, obsoletas. Assim, a formação profissional é essencial para que as empresas e os colaboradores terem acesso a informação mais atualizada e adaptada às necessidades de cada negócio

5. Aumenta a motivação dos colaboradores

Investir em formação profissional é uma ferramenta e veículo para aumentar a motivação dos colaboradores e estreitar a relação dos mesmos com a empresa. A aplicação dos métodos apreendidos em acções formativas, ou em dinâmicas de grupo, que se focam no desenvolvimento do indivíduo permitem também que as competências comunicacionais e emocionais sejam bem aproveitadas.

Artigos sugeridos
Pack Seviços de consultoriaPowered by Rock Convert

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.