Primeira “Lab Store” do Pingo Doce já abriu

lab store pingo doce

A primeira “Lab Store” do Pingo Doce abriu em Carcavelos. Nesta loja não há caixas, filas, ou pagamentos em dinheiro. A automatização chegou para ficar?

A proximidade ao público jovem, estudantil e universitário da Universidade Nova, foi o que motivou a abertura da “Lab Store” do Pingo Doce. Nesta loja não existem caixas de pagamento, nem trocas de dinheiro físico, e para lá comprar é necessária uma app.

A loja irá servir de laboratório para testar novas tecnologias que podem ser replicadas noutros locais. Ao fazer o download da aplicação Nova Pingo Doce & Go, o utilizador entra na loja com um código QR.

A compra é feita quando se retira um produto da prateleira e, ao mesmo tempo, se encosta o smartphone à etiqueta, que é lida com recurso à tecnologia “contactless” NFC. Para já, essa tecnologia está apenas disponível nos smartphones com sistema operativo Android.

Na faculdade vão ser distribuídos cartões NFC que podem ser utilizados, associando indiretamente aos iPhone. Algo que também será dado a clientes não-estudantes que visitem a loja e queiram um desses cartões.

Job Summit: feira online de emprego regressa este mês

Automatização de empregos na “Lab Store” do Pingo Doce?

Esta é uma loja de 250 metros quadrados, que emprega 20 pessoas. Esta força de trabalho está dedicada à área da comida take-away, padaria e pastelaria, assim como ao apoio à venda. A gerente do espaço é a mais jovem de todo o grupo Jerónimo Martins, que tem 27 anos.

O objetivo deste projeto, que foi lançado há um ano e meio, é poder entrar e sair, concluindo o processo de compra, em um minuto. A loja está aberta das 7h30 às 21h.

A Jerónimo Martins recusa a ideia que esta é uma loja que não precisa de colaboradores. Visto o espaço útil da loja ser pequeno, a existência de apenas 20 colaboradores é mais que justificada, segundo fonte do grupo, há que é sempre necessário contacto com o público e serviços no momento.

Outras notícias

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos