Choque entre limites pessoais e profissionais: como lidar?

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um tema bastante discutido, e algo que todos procuramos. Contudo, há uma outra perspetiva que é importante analisar: o confronto entre limites pessoais e profissionais.

O trabalho e a vida pessoal são extensões uma da outra, que implicam uma gestão, não só a nível de tempo, mas também no que a valores morais e éticos diz respeito. Sem querer abordar o código ético e deontológico de cada profissão, os valores morais de cada um podem ser traduzidos no termo “limites”.

O que são limites? No fundo são princípios que todos estabelecemos, no sentido de nos sentirmos seguros e confortáveis, emocionalmente, fisicamente, espiritualmente… Este sistema de limites acaba por ser uma “manobra de segurança”, um lugar seguro onde nos refugiamos. São os limites em que nos apoiamos para ceder à pressão externa de outras ações, opiniões, etc.

Estabelecer limites (saudáveis) pessoais e profissionais, atribui uma camada de proteção às nossas relações com os outros. Um limite não limita, mas acrescenta. É difícil mantermos uma postura correta e profissional dentro de um determinado ambiente de trabalho, sem garantir que (con)vivemos nele de acordo com os nossos valores, objetivos, desejos e limites.

O choque entre os limites pessoais e profissionais

És alguém que prefere manter uma postura discreta no trabalho, e evitas convívios com os colegas fora de horas? Tens os teus melhores amigos sentados ao teu lado no escritório, mas evitas conversar com eles em horas úteis? Sentes que vais contra princípios pessoais ao executar as tuas funções profissionais? Estás constantemente a fazer horas extra, sem nenhuma compensação ou agradecimento?

São estes alguns exemplos de situações entre limites pessoais e profissionais. Para definir uns, tens de ter outros bem presentes. É uma relação de mútuo respeito, em que é necessário assumir responsabilidade e ter firmeza no que a opiniões diz respeito. A ajuda do coaching pode ser útil, neste âmbito.

Um fator que está constantemente a interferir na linha que separa a vida profissional e pessoal, é o uso das ferramentas digitais. A tecnologia ajudou a esbater os limites entre a vida pessoal e profissional. É fácil cair na tentação de consultar e-mails fora de horas, já nos dispositivos pessoais. É também fácil ser encontrado nas redes sociais por colegas de trabalho ou superiores.

Para lidar com estas questões, uma atitude assertiva é sempre o ideal. Uma resposta automática de e-mail é uma ideia eficaz: usar uma ferramenta digital para combater o uso de outra. Manter a distância necessária tem a ver com os teus limites pessoais. Sejam eles quais forem, não tenhas medo de os impor e de te deixar guiar por eles. O mesmo se aplica a momentos em que não te deixam falar ou colocar dúvidas. A assertividade e a boa-educação são sempre as melhores armas.

Qual é a tua opinião sobre o assunto? Lança o debate com o Jobinice.

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos