Como vai ser o local de trabalho em 2020?

trabalho em 2020

Com 2020 à porta, talvez esteja na altura de começar a atualizar-se sobre as principais práticas que vão afetar o mundo do trabalho. Confira as principais tendências que vão transformar o local de trabalho no próximo ano.

É um facto: as novas gerações e tecnologias estão a transformar o local de trabalho e muitas empresas estão a passar por uma transformação digital. A inteligência artificial, a cloud, as tecnologias móveis e o aumento da automatização deram-lhes capacidade para transformar todos os aspetos do seu negócio.

Por esse motivo, a palavra-chave para 2020 é flexibilização: dos processos, das pessoas, das metodologias, das culturas, das carreiras.

O nomadismo digital, os espaços flexíveis (coworkings) e o home office serão algumas das estratégias adotadas com força.

Fique a conhecer seis tendências que vão transformar o local de trabalho em 2020.

2020: o que vai mudar no local de trabalho

1. O remote space e os ambientes flexíveis

À medida que o mundo se aproxima da “morte do escritório”, as tendências do local de trabalho vão sendo aceleradas por uma adesão mais rápida à tecnologia móvel, e o escritório não terá de ser num local fixo.

O local de trabalho em 2020 vai ser menos centralizado, extremamente móvel e mais flexível. No futuro, trabalharemos facilmente a partir do conforto da nossa casa sem termos de estar fisicamente presentes no escritório.

2. Interdependência entre as equipas

Em 2020, o desenvolvimento de equipas que conseguem trabalhar eficazmente em conjunto tornar-se-á a principal prioridade para a maior parte das organizações. Os grandes feitos serão atingidos através de equipas e não com indivíduos a trabalharem sozinhos.

O objetivo será educar as pessoas sobre a melhor maneira de colaborar eficazmente com os membros de diferentes equipas, e aprender a contribuir em projectos ao fazerem-se contributos de equipa em oposição a contributos individuais.

Talento ou competências: o que valorizar?

3. Criação de employee experience

A employee experience é um processo de planeamento da experiência dos colaboradores. Ao combinar o comprometimento e a experiência dos colaboradores, as organizações podem construir um ambiente onde os colaboradores se sintam realmente valorizados e que estejam engajados a produzir valor.

Para isso acontecer, é preciso desenvolver uma experiência de colaborador que tenha em conta o ambiente físico em que trabalham, além das tecnologias e ferramentas que possibilitam a produtividade.

Fazer do local de trabalho uma experiência permitirá incutir a cultura e os valores organizacionais e usar isso para recrutar e reter talento de topo.

4. Criação de espaços que promovam a cultura

A maior parte dos locais de trabalho foram concebidos para personalidades extrovertidas e tendo em conta a sua necessidade de estímulos frequentes. Contudo, é importante questionarmo-nos sobre como acomodar introvertidos e extrovertidos no local de trabalho, para assegurar que as necessidades de ambos são satisfeitas.

Além da criação de locais de trabalho móveis e flexíveis, é preciso assegurar uma adaptabilidade total dos colaboradores.

5. Recolha e análise de dados

Na era digital de hoje, quase todas as interações que temos com ferramentas, clientes ou até membros da equipa geram dados. As tendências dos locais de trabalho do futuro vão girar em torno da recolha, assimilação, racionalização e análise de dados.

Depois será preciso tomar medidas para agir consoante a análise resultante. Usar as descobertas para ajustar ou renovar as estratégias de forma a torná-las mais eficazes.

6. Supervisão de atividades

Ainda mais interessante, o local de trabalho do futuro será mais virtual, e haverão mais ferramentas para monitorizar se os colaboradores estão a trabalhar ou não.

Para ajudar as organizações a caminhar para as tendências do futuro no local de trabalho, será importante determinar os pontos fortes e fracos das empresas, procurar oportunidades de integrar tecnologia e ter objectivos claramente definidos.

Artigos sugeridos

Sara Gonçalves

Comunicadora por natureza, tem três grandes paixões: as pessoas, a escrita e a música. Motivada pela ânsia de aprender sempre mais, é uma pessoa de desafios e acredita muito no lado bom da vida.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos