Marketing Pessoal: O que é e Como Usar a nosso Favor

marketing_pessoal_jobinice

O Marketing tem como principal função “acrescentar valor ao que se pretende comunicar”. Está relacionado com a forma como comunicamos um serviço ou uma marca. Existem muitas variantes: marketing político, marketing desportivo, marketing de guerrilha, entre outros. O que pretendemos apresentar hoje é o tipo de marketing que é útil para quem procura um trabalho ou então quer mudar de emprego… o Marketing Pessoal!

O Marketing Pessoal

Uma das estratégias usadas pelo Marketing Pessoal é a autopromoção! De que adianta ser um excelente funcionário, um ótimo elemento numa equipa se ninguém souber disso? Temos de aprender a divulgar os nossos feitos, isto é demonstrar ao mundo o que somos capazes… O que já fizemos e igualmente o que ainda queremos fazer.

O Marketing Pessoal é a uma das estratégias usadas não só para promover a sua própria imagem, mas também o seu portfólio e forma como poderia acrescentar valor à empresa que o quiser contratar.

Marketing Pessoal na Prática

  • Agir com naturalidade

Tente agir de forma mais natural possível, ou seja, seja você mesmo. Não crie uma personagem fictícia que depois não corresponde à realidade.

  • Ser Pontual

Faça por ser sempre pontual, seja conhecido por isso. Há empresas que classificam os potenciais candidatos pela sua pontualidade.

  • Olhe nos olhos das pessoas

Faça por olhar as pessoas com quem está a falar nos olhos. Demonstre que está verdadeiramente interessado no que está a ouvir.

  • Procure conhecer-se

É importante estar atualizado em relação ao mercado, mas é ainda mais importante conhecer-se a si mesmo. Faça uma avaliação a si próprio e em primeiro lugar, conheça os seus pontos fortes e em segundo, os pontos que tem de melhorar.

  • Saiba ouvir

Seja um bom ouvinte. Atualmente as pessoas querem muito falar sobre si e sobre as suas experiências (é normal), mas faça por escutar os outros. Não imagina o conhecimento que pode adquirir só por ouvir os outros.

  • Atualize os seus conhecimentos

Mantenha-se atualizado. Aliás, seja o especialista na sua área e demonstre isso mesmo.

  • Crie e mantenha os seus perfis profissionais online atualizados

É importante ter um perfil online (LinkedIn por exemplo) e manter o mesmo sempre atualizado. Seja as formações que fez, os conhecimentos adquiridos, as suas competências e o seu percurso profissional.

Marketing Pessoal é algo que para algumas pessoas sai com muita naturalidade, mas para outras nem tanto. Não há problema, como quase tudo na vida, resolve-se através de muito treino e perseverança. Comece hoje mesmo a fazer diferente para que consiga obter resultados diferentes em 2018. Atualize já o seu CV e crie um perfil no nosso site de emprego Jobinice e subscreva a nossa Newsletter para ficar a par das melhores ofertas e dicas.

Fonte: FDC

Sugestão de artigo: 5 Passos para Definir Objetivos

Procurar Ofertas de Emprego: Jobinice

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos