A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou uma grelha salarial com base num horário de 35 horas. Aprovou também a redução do trabalho de urgência de 18 para 12 horas semanais.
As propostas de redução das horas do trabalho de urgência, juntamente com a nova grelha salarial baseada nas 35 horas de trabalho semanais, foram aprovadas no 12.º Congresso Nacional da FNAM, que decorreu em Lisboa.
A FNAM foi uma das estruturas sindicais que esteve na origem de várias greves dos médicos na legislatura que está a terminar. Os protestos tiveram como justificação a revisão da carreira e criação do estatuto de profissão de desgaste rápido, de risco acrescido, entre outras reivindicações.
Congresso FNAM pela preservação do SNS
No final do congresso foi também aprovada a defesa do redimensionamento das listas de utentes dos médicos de família, uma reforma hospitalar no SNS, e a criação de uma unidade de missão externa para acompanhamento da aplicação no terreno da nova Lei de Bases da Saúde.
O evento contou mais de uma centena de delegados de sindicatos, que fazem parte da FNAM e dos sindicatos de médicos das várias zonas do país. Dentro das propostas aprovadas estão também incluídas a defesa, apoio e desenvolvimento das Unidades de Saúde Familiar.
Em comunicado à Agência Lusa, para dar conta do que foi tratado em congresso, a FNAM, foram destacadas a defesa do internato médico como primeiro grau da carreira médica e a revisão do seu regime e regulamento, bem como a recusa de formas de subcontratação através do recurso a empresas de prestação de serviços.
Durante o congresso foram também eleitos os novos corpos gerentes para os próximos três anos.
Outras notícias
- Diretora-geral do FMI exige mais mulheres no mercado de trabalho
- Anacom está a contratar para as direções
- Aumento do salário mínimo acompanhado pela criação de emprego
- Mercadona está a recrutar para lojas a abrir em 2020
- OutSystems cria escola de código gratuita

Júlia Rocha
Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.