Melhora as tuas soft skills (sem formação)

melhorar soft skills

As soft skills são importantes para os profissionais de todos os setores. Apesar de a formação profissional ajudar no desenvolvimento, tanto de soft como hard skills, é normal que o tempo nem sempre permita.

É possível melhorar as soft skills de um profissional no dia-a-dia laboral? É, claro. As soft skills, ou competências interpessoais, são um conjunto de características de comportamento, organização, motivação…

São estas características, que definem os colaboradores, que distinguem capacidades de liderança e gestão. No mercado de trabalho atual, as soft skills são cada vez mais cruciais, no sentido de distinguir e selecionar candidatos a vagas de emprego. É possível desenvolver soft skills sem formação ou coaching específico? Continua a ler.

Soft skills – o que são e como valorizam o teu CV

5 dicas para melhorar as tuas soft skills

1. Comunica com pessoas de diferentes departamentos

Estar integrado numa organização, implica comunicar com pessoas diferentes, desde colegas de departamento, chefias, recursos humanos, clientes, etc. É importante saber ouvir, entender, aprender e depois explicar as suas ideias e valores. Ao comunicar com pessoas de diferentes departamentos, também demonstras empatia.

2. Participa ativamente na organização de eventos

Boas competências de organização são essenciais, assim como de planeamento. Ao demonstrar estas capacidades, estás a melhorar a tua capacidade de trabalho relativamente a estas soft skills.

3. Apresenta soluções para situações difíceis

Ou seja, é essencial encarar problemas e obstáculos com soluções, não com mais problemas. As empresas procuram pessoas que saibam detetar o problema e que procurem soluções, por isso, a capacidade de implementar novas soluções e procedimentos é cada vez mais valorizada. Não bloquear perante obstáculos é uma das características mais apreciadas pelas empresas.

4. Faz os possíveis por melhorar competências técnicas

Por exemplo, aprender novas línguas, descobrir novo software, entre outras… Demonstrar interesse, ser proativo no sentido de aprender mais, saber mais e encontrar oportunidades de formação, é em si mesmo uma soft skill importante e valorizada.

5. Garante que tens descanso suficiente

Manter a motivação e o entusiasmo é importante, e para isso, é importante que te consigas adaptar a diversas situações e circunstâncias. Reserva tempo para conseguir manter os hábitos mais saudáveis, como descansar o suficiente e comer bem. Pessoas motivadas são pessoas apaixonadas pelo que fazem e que conseguem envolver os outros e tornar o trabalho do dia-a-dia em desafios e conquistas.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos