Miguel Milhão

Miguel Milhão

Vendeu o carro para criar o seu próprio négocio e em apenas nove anos conquistou a economia global. Miguel Milhão é hoje o fundador de uma das maiores lojas de nutrição desportiva da Europa: a Prozis.

Foi aos 23 anos e devido a uma lesão desportiva que Miguel Milhão decidiu fundar a Prozis. Nove anos depois, a empresa tornou-se na maior loja de nutrição desportiva da europa, faturando milhões por ano.

Exceed yourself é o lema da empresa tecnológica líder na área do retalho da nutrição desportiva. O lema é vivido diariamente na jovem empresa de Esposende do grupo OSIT que, em nove anos de vida, pôs Portugal no centro do mundo.

Miguel Milhão: o fundador da Prozis

Miguel Milhão fundou a Prozis em 2006, na altura com 23 anos. A ideia surgiu quando, na sequência de lesões frequentes no tempo em que foi atleta federado de natação, Miguel se deparou com uma evidência: a nutrição desportiva era cara e difícil de conseguir no mercado nacional.

Com vista a dar resposta a esta questão, Miguel decidiu então criar um negócio. Para financiar o projeto, recorreu à venda do carro que o pai lhe dera, tendo conseguido um capital inicial de 25 mil euros.

Contudo, não era a primeira vez que o jovem desportista se dedicava a projetos empresariais: até fundar a Prozis, criou várias empresas, tendo fracassado mais do que uma vez.

A oportunidade certa surgiu quando conheceu Jorge Silva, atualmente CEO da Prozis e que na altura era proprietário de uma empresa de software, a McWin, agora integrada no grupo OSIT.

Em poucos anos, os sócios e amigos construíram a loja online, expandiram para a Madeira e o Brasil, montaram um centro logístico gerido por mais uma empresa própria – a VeryFex – e agora preparam a expansão para a Rússia, o Médio Oriente e os EUA através de franchising.

Atualmente com sede em Esposende, a Prozis acabou por se tornar numa das maiores lojas de nutrição desportiva da Europa, contando com mais de um milhão de clientes distribuídos por mais de cem mercados.

Além da venda online de suplementos desportivos, a empresa também se dedica à produção em larga escala, na unidade fabril situada na Póvoa de Lanhoso, onde foram recentemente investidos cinco milhões de euros. Para alcançar novos consumidores, a empresa está agora a investir em novos conteúdos, associando–se a modalidades desportivas como o trail running, o surf, o futebol e o cross trainning.

Guia Jobinice: Histórias de Sucesso

 

Em 2015, Milhão fundou a Prozis Football Academy, em Braga, onde duas dezenas de jovens vivem e treinam futebol gratuitamente.

Em 2016, a Prozis tornou-se parceira da ATRP (Associação de Trail Running de Portugal), e é fornecedora oficial, na área da nutrição, de vários clubes de futebol europeus. O Valência CF, AS Mónaco, Benfica, Sporting e Futebol Clube do Porto, entre muitos outros, fazem parte da lista – o que atesta o caráter transversal que a administração quis impor à empresa.

Com apenas nove anos de existência, a empresa tecnológica tem sido distinguida com uma série de prémios, sendo os mais recente deles o de Escolha do Consumidor 2016, na área de Saúde e Bem-estar e o Prémio Exportadora Revelação.

Hoje, Miguel Milhão é líder na área do retalho da nutrição desportiva. Uma verdadeira história de sucesso!

Artigos sugeridos

Sara Gonçalves

Comunicadora por natureza, tem três grandes paixões: as pessoas, a escrita e a música. Motivada pela ânsia de aprender sempre mais, é uma pessoa de desafios e acredita muito no lado bom da vida.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos