Millennials: quem são e o que pretendem?

millennials_no_trabalho_jobinice

Geração Y, Millennials, Geração  do milénio ou Geração da internet

O termo “Millennials” tem se revelado mais complexo do que originalmente se pensava. Enquanto uns tentam esconder ao máximo que são “Millennials”, pois estes são vistos por muitos como “uns meninos mimados que não sabem o que é trabalhar”. Outros acreditam que pertencer aos Millennials é motivo de orgulho. No entanto, quer-se fazer parte de uma geração que se motiva mais por causas do que por dinheiro. Esta é uma geração cuja entrada no mercado de trabalho revolucionou a forma como trabalhamos nos dias de hoje (ou pelo menos devia).

O que são os Millennials?

Os Millennials ou Geração Y são todos os nascidos entre 1980 (ou 1981) e o ano 2000 (ou 1999), consoante os autores.  São também conhecidos como Echo Boomers, pois são os filhos dos Baby Boomers.

Esta geração nasceu rodeada de novas formas de comunicar, novos meios de comunicação e tecnologias digitais.

Os Millennials no mercado de trabalho 

Os Millennials são a primeira geração a ter acesso total às novas tecnologias. Computadores pessoais, telemóveis, internet, nada disso é novo ou surpreendente para esta geração. Como empregador, inove nas condições físicas, saia da “idade da pedra”.

Mantenha-se ao nível deles

Quando entram no mercado de trabalho, a grande maioria dos Millennials contam já com 16 anos de trabalhos académicos feitos em equipa (com os seus amigos) e eles esperam encontrar isso no local de trabalho. Esta nova “força” de trabalho tem vindo a alterar a mentalidade do chefe ditador “que sabe tudo e não paga a ninguém para pensar, mas para executar”. Por isso, treine-os, não mande neles. Encontre interesses em comum, construa um relacionamento sincero e regular. Não tenha problemas em “beber um copo com eles” depois de um dia particularmente difícil.

Seja flexível

Os anos que os Millennials passaram a estudar, não só demonstraram a importância e o valor do trabalho em equipa, mas também o significado de trabalho produtivo. Eles não querem fazer trabalho por fazer ou para ocupar as horas de trabalho que ainda têm daquele dia (das 9h às 17h).

Os Millennials vão aplicar o tempo necessário para atingir um determinado objetivo. Caso eles terminem antes, deixá-los sair mais cedo fará com que eles se mantenham focados e motivados no trabalho. Isso e água, fruta e café gratuitos. São pormenores que os Millennials adoram. A grande maioria preocupa-se com o seu próprio bem-estar e para isso, o equilíbrio entre família e trabalho é muito importante.

Artigo sugerido

 

Traduzido e adaptado de Monikl , consultado em 24 de outubro de 2017

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos