Soft skills – importância na motivação das equipas de trabalho

motivacao das equipas de trabalho

De que forma é que as soft skills são importantes a nível da motivação das equipas de trabalho? Esta questão baseia-se sobretudo na valorização da individualidade de cada um e a sua contribuição para o todo.

As competências comportamentais, ou soft skills, são atualmente muito valorizadas por equipas de recrutamento e seleção. Podemos encarar esta temática através de uma perspetiva mais simplista: afinal as hard skills, ou competências técnicas, podem ser ensinadas, as soft skills podem ser somente treinadas, mas nunca forçadas em ninguém.

É um facto, que num mundo do trabalho altamente qualificado, os candidatos distinguem-se uns dos outros através do conjunto de competências interpessoais que apresentam. Estas soft skills são um valioso contributo para o dia-a-dia da empresa, e, por conseguinte, para a motivação das equipas de trabalho.

Como analisar os currículos de candidatos a emprego?

Como usar as soft skills para motivação das equipas de trabalho?

As soft skills são competências comportamentais, que remetem para a forma como as pessoas interagem/se relacionam com as outras e para a forma como agem face a certas temáticas e encaram o trabalho.

Alguns especialistas consideram-nas relevantes para a escolha de candidatos. De facto, quando dois candidatos ou trabalhadores têm as mesmas competências técnicas e formação, são as soft skills que os vão diferenciar.

É interessante explorar que, no âmbito da psicologia organizacional, existem determinadas capacidades que, apesar de inatas, também podem ser treinadas e aperfeiçoadas. Aqui entra o papel e a importância das soft skills na motivação das equipas de trabalho.

Há um enorme campo de exploração daquilo que se pode fazer para ensinar as pessoas a conhecer melhor a sua equipa, levando-as a trabalhar de forma mais eficaz e produtiva, através de ações como, por exemplo, o team building.

Atividades de team building, entram numa gestão e formação comportamental. Podem ir de simples exercícios até simulações mais complexas. Estas iniciativas contribuem para descomprimir, quebrar o gelo, entusiasmar e motivar, proporcionando uma nova energia aos colaboradores, que se reflete na sua produtividade e atitude no trabalho.

Soft skills – o que são e como valorizam o teu CV

A relação entre team building e soft skills na motivação das equipas de trabalho

Estes são os motivos mais gerais para usar estratégias do team building e das soft skills para motivar as equipas.

  • Fortalece objetivos comuns;
  • Permite a criação de laços entre colaboradores e facilita a comunicação entre todos;
  • Ajuda a gerar proximidade, afinidade e empatia, favorecendo a disponibilidade dos colaboradores para a mudança e para contrariar obstáculos;
  • Promove nos participantes envolvimento, entusiasmo e motivação para alcançar objetivos.
Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos