Novas tendências no Recrutamento e Seleção para 2020: 4 exemplos

recrutamento e seleção

As ferramentas digitais marcam o conjunto de novas tendências para recursos humanos e seleção de candidatos. A procura de novos talentos para empresas e clientes pede, contudo, alguma estratégia.

Os Recursos Humanos, em especial os departamentos de Recrutamento e Seleção, pedem alguma adaptação aos processos de digitalização que varrem todos as outras áreas de trabalho das organizações. Sobretudo quando têm, cada vez mais, um papel estratégico na vida corporativa.

As novas tendências e abordagens que vão surgindo na área dos Recursos Humanos, contribuem para as grandes decisões das empresas e também para os planos de carreira dos candidatos e colaboradores. Saiba de que forma podem ser estas estratégias aplicadas.

4 novas tendências de recrutamento e seleção para 2020

1. Inteligência Artificial e Machine Learning

A grande quantidade de informações recebida pelos Departamentos de Recurso Humanos das empresas implica que sejam desenvolvidas soluções mais eficazes. A inteligência artificial e as metodologias de Machine Learning são tecnologias cada vez mais usadas neste sentido.

Já abordámos no Jobinice, a ferramenta Newton, desenvolvida por dois portugueses, por exemplo. Existem vários programas e plataformas com softwares otimizados a fim de cruzar dados de candidatos de forma eficaz e adequada a cada vaga. Alguns sistemas com Inteligência Artificial podem encontrar melhorias que têm de ser feitas.

2. Analytics

O big data e a analytics estão a tornar-se cada vez mais habituais para os Recursos Humanos. Em conjunto com a IA, asseguram melhores análises e fundamentam decisões importantes como contratação de talento, qualidade de talento, selecção e planeamento da força de trabalho.

Os negócios vão exigir mais rigor dos Recursos Humanos e isto suportará a transição para os dados e a analítica. Isto exigirá também que os profissionais RH sejam mais competentes em termos de números e estatísticas, evitando ter que recorrer a um parceiro externo.

Também algumas tarefas diárias que têm a ver com o funcionamento da empresa, desde o controlo de faltas até ao pagamento de vencimentos, são bastante facilitadas com o apoio das tecnologias da informação.

Vale realçar que a aplicação de tecnologias aos RH ajuda não só a poupar tempo, como dinheiro.

3. Monitoramento online

As ferramentas de monitoramento online permitem que as empresas descubram o perfil do consumidor e, da mesma forma, o perfil dos profissionais que estão no mercado.

O monitoramento de canais e de palavras-chave relacionadas ao seu empreendimento permite identificar o que cada profissional procura e valoriza, a maneira como investe na carreira e de que forma se encaixa na cultura organizacional da empresa.

Além disso, é possível saber, antecipadamente, qual é o comportamento do profissional na internet e selecionar os candidatos que mais condizem com o perfil definido pela sua empresa.

4. Gamification

Outra das grandes tendências de Recursos Humanos para 2019, sobretudo para recrutamento e seleção é o uso de ferramentas mais lúdicas. Jogos e simulações estimulam uma competição saudável entre funcionários e captam a atenção de candidatos fortes para diferentes vagas.

Podem funcionar como uma forma de destacar aspetos da cultura organizacional que devem ser compreendidos. A gamification, já tão usada em testes de user experience e em técnicas de marketing, mostra ser uma ferramenta muito útil.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos