Recrutador Pergunta: “Tem Alguma Questão?”

recrutador imagem com ponto de interrogação artigo jobinice

As entrevistas de emprego podem ser bastante stressantes. É importante manter-se focado e confiante para que consiga responder objetivamente ao que lhe pedem. O site The American Genius estudou vários tipos de entrevistas de emprego e apresenta algumas conclusões.

Questões comuns em qualquer processo de recrutamento

Examinamos como responder às questões mais comuns que surgem em qualquer entrevista.  “Quais são as suas fraquezas e quais as suas forças?” é a pergunta clássica que os recrutadores fazem sempre. Depois temos aquelas questões que nos fazem refletir: “É um líder ou é um seguidor?”;”O que o motiva?”. Entre outras que, quem já foi pelo menos a 3 entrevistas ao longo da sua vida consegue identificar as semelhanças.

É importante estar preparado para essas questões. É fulcral conhecer o trabalho para o qual se está a candidatar, conhecer a empresa e perceber o porquê de ser o candidato ideal para a vaga.

Certifique-se que termina com questões

Uma das questões mais importante e difícil de responder é aquela que o recrutador faz quando está prestes a terminar a entrevista: “Quer perguntar alguma coisa?” Se é daquelas pessoas que deixa passar essa questão então saiba que faz mal. Esta é uma oportunidade que deve agarrar para virar o jogo a seu favor.

O que deve perguntar

Sophie Deering da The Undercover Recruiter listou algumas perguntas que pode e deve fazer quando chegar a sua vez de questionar.

Gosta de trabalhar aqui? Porquê?

Pode-me falar sobre as pessoas com quem eu vou trabalhar?

Tem alguma dúvida sobre minhas qualificações?

Quando e como é dado o feedback aos funcionários?

Que desafios encontra a pessoa neste cargo?

Qual é o próximo passo no processo de contratação?

Resumindo

Pode ser muito benéfico obter informações sobre a empresa através de questões diretas ao recrutador. É também uma forma de demonstrar interesse na empresa em particular.

Fonte: The American Genius

Sugestão de artigo: 4 pessoas para melhoras o seu Networking

Procurar Ofertas de Emprego: Jobinice