7 dicas para definir objetivos de carreira para 2020

objetivos de carreira 2020

Janeiro é o mês mais movimentado do ano relativamente à procura de emprego. Com a entrada num novo ano, é costume estabelecer novos objetivos de carreira e procurar novas oportunidades profissionais. Sabe como fazê-lo.

Muitas pessoas têm uma visão clara dos seus objetivos de carreira desde cedo. Outras, definem esses mesmos objetivos mais tarde, ou vão-nos ajustando em função das oportunidades que surgem. Seja qual for o teu caso, lembra-te que não planear o futuro pode impedir-te de chegar onde queres.

Planear objetivos de carreira e pensar que tipo de carreira gostarias de ter, pode ser o impulso que precisas para uma mudança profissional.

Antes de dar qualquer passo no processo de procura de novas oportunidades profissionais, estejas ou não empregado, deves definir objetivos.

Sabe como atuar e ter um 2020 de sucesso!

Objetivos de carreira para 2020

1. Estabelece prioridades

Estabelecer prioridades é meio caminho andado para atingirmos as nossas metas. Para isso, é necessários estipular objetivos e a partir daí, concentrar esforços para alcançá-los. Tudo isto sem nos dispersarmos com tarefas de menor importância.

2. Avalia o teu emprego atual

Examinar honestamente o teu emprego atual é essencial para compreenderes as mudanças que queres ver acontecer. Se há algo que não te está a agradar ou se sentes que precisas de um estímulo, discute com os teus supervisores opções no contexto da empresa atual. Talvez possas assumir novas responsabilidades ou mudares-te para um novo departamento.

Caso o teu emprego não esteja mais a responder às tuas expectativas, então talvez esteja na hora de fazeres uma mudança na tua carreira.

3. Exercita o autoconhecimento

Ter objetivos profissionais claramente definidos é uma excelente forma de trabalhar o autoconhecimento. Para isso é importante conheceres-te bem – saberes os teus próprios interesses, habilidades, compreender o mercado atual e as suas tendências, pesquisar sobre profissões e carreiras de interesse… Só assim irás conseguir estabelecer novas metas e objetivos para a tua vida profissional.

4. Explora os teus conhecimentos e competências

Talvez um dos motivos pelos quais não consegues avançar e realizar um plano de carreira seja por falta de competências. Avalia de forma realista os teus pontos fortes e fracos, e aquilo em que podes progredir. Se achares vantajoso, alarga os teus conhecimentos e investe na tua formação.

6 dicas para te tornares num colaborador mais organizado em 2020

5. Faz um inventário das tuas competências

Analisa o teu trabalho, tanto o voluntário como o extracurricular, e também o teu histórico académico. Depois, identifica as atividades ou elementos de trabalho que mais gosto te dão fazer.

Por fim, cria uma lista de competências preferenciais e também de atividades que possivelmente gostarias de desempenhar numa nova oportunidade de carreira.

6. Presta atenção aos teus contactos

Deves sempre prestar atenção à vida profissional dos teus contactos e colegas de trabalho. Pensa nas suas funções, pois podem ser boas referências. Partilha a tua lista de competências e solicita-lhes opinião sobre opções de carreiras que sejam do teu interesse.

7. Estipula um plano de ação

Tão importante como ter objetivos, é defini-los num plano de ação. Subdivide as metas em pequenas tarefas e procura incluí-las no teu quotidiano. Tem-no à mão, em formato digital ou em papel, para que possas consultá-lo sempre que quiseres.

Artigos sugeridos

Sara Gonçalves

Comunicadora por natureza, tem três grandes paixões: as pessoas, a escrita e a música. Motivada pela ânsia de aprender sempre mais, é uma pessoa de desafios e acredita muito no lado bom da vida.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos