Organizar o trabalho depois das férias: 5 sugestões úteis

organizar o trabalho depois das ferias

As férias estão a terminar e está na hora de voltar à rotina? Tal como foi necessário deixar tudo pronto antes do período de lazer, também é importante organizar o trabalho depois das férias.

Deixar as férias para trás e voltar à rotina laboral, não é tarefa fácil. É difícil evitar algum stress com as tarefas pendentes, os e-mails por ler e as reuniões que é preciso marcar. Para que tudo corra bem, é importante organizar as tarefas depois das férias de uma forma intuitiva.

Sabe como evitar momentos de elevado stress e ansiedade com estas dicas para organizar o trabalho depois das férias.

10 dicas para superares a depressão pós-férias

5 sugestões para organizar o trabalho depois das férias

1. Limpar a caixa de e-mail

Uma caixa de e-mail limpa e organizada pode fazer maravilhas pela disposição de alguém no primeiro dia de regresso ao trabalho, depois das férias. Ao ler e responder aos e-mails que ficaram pendentes ou que foram recebidos durante a tua ausência, estás a definir o resto do teu dia.

2. Fazer um ponto de situação com a chefia

Assim que possível e de preferência logo de manhã, faz um ponto de situação com o teu superior hierárquico e também com o colega que poderá ter sido o teu back-up durante as férias.

Deste modo ficas informado acerca de tudo o que se passou durante a tua ausência, quais devem ser as tuas prioridades e como está tudo organizado de momento.

3. Começar pelas tarefas mais simples

Aliás, será importante começar por fazer uma lista de tarefas para esse dia, ou para essa primeira semana. Nesta lista, deves começar pelas tarefas mais simples e rotineiras do dia-a-dia, aumento o grau de responsabilidade e/ou dificuldade.

Desta forma não vais deixar que o dia fique demasiado cheio, nem te vais sentir assoberbado com a quantidade de responsabilidades que tens em mãos. Tenta adaptar as tarefas às necessidades do dia.

4. Preparação prévia

Esta sugestão de organização do trabalho depois das férias, tem de ser tomada em consideração ainda em casa. No dia anterior, deixa tudo o que precisas para o dia seguinte preparado: documentação, computador ou outro dispositivo, marmita e lanches, saco do ginásio, etc.

5. Reorganiza a agenda de tarefas/reuniões

Seguindo a mesma linha de pensamento com que organizaste a caixa de correio e a lista de tarefas, voltar a pôr a agenda em ordem, com todas as reuniões e outros deadlines que tens pela frente.

Bom regresso ao trabalho!

Felicidade no trabalho: descobre o que fazer para manter a motivação

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos