Os 5 pecados mortais do CV

o que nao colocar no cv

Na procura de emprego, especialmente na construção de um currículo, é importante saber o que não colocar. Conhece os 5 pecados mortais do CV já de seguida.

No mundo do recrutamento e seleção, os livros são mesmo julgados pela capa. Ou seja, recrutadores e possíveis empregadores, vão julgar um currículo vitae, para obterem o máximo possível de informação acerca dos candidatos interessados.

Ter erros num currículo pode ser extremamente prejudicial, mesmo que um percurso profissional ou académico seja interessante ou muito rico. Os recrutadores vão tecer julgamentos e fazer a triagem dos candidatos a partir da análise destes documentos, por isso presta atenção e evita estes 5 pecados mortais no teu CV.

4 apps com modelos de currículo

Os 5 pecados mortais do CV

1. Erros ortográficos

Este ponto pode parecer bastante óbvio, mas é uma situação ainda bastante recorrente em CVs é algo que pode ser visto como um fator eliminatório num processo de recrutamento. Erros ortográficos, gramaticais, ou outros do género revelam uma grande falta de profissionalismo, e falta de cuidado com o detalhe.

2. Currículo desatualizado

Estamos numa era em que facilmente se verificam se as informações são verdadeiras ou falsas, e em que se consultam referências com rapidez. Por isso, manter um currículo desatualizado, ou com informações falsas é

3. Currículo muito longo

O excesso de dados é um pecado mortal do CV, tal como a ausência dos mesmos. É importante evitar colocar ideias-chavão, formação desnecessária para a função à qual te candidatas, ou cargos de trabalho de caráter temporário. No máximo, um bom currículo é composto por duas páginas A4, com a informação corretamente organizada e escrita de forma clara e concisa.

4. Fotografia pouco profissional

A fotografia que está no currículo deve ter um caráter “profissional”, para que sejas facilmente reconhecido. Deve ser apenas do candidato, num ambiente envolvente tranquilo. Evita fotos tiradas em ambientes sociais, e com muito “ruído”, em termos de cores e pessoas.

5. Layout desorganizado

O visual do currículo deve ser limpo, claro e sóbrio. Se quiseres usar cores, prefere no máximo duas, que se complementem e seja sóbrias. Um CV deve ser minimalista, mas eficaz ao transmitir a mensagem.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos