10 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego

perguntas frequentes numa entrevista de emprego

Vais ter uma entrevista em breve? Preparar as perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego faz parte do teu trabalho de casa.

Nas entrevistas de emprego, existe sempre um conjunto de perguntas que são relativamente frequentes. São as “perguntas da praxe”, que se fazem a todos os candidatos. Saber como responder de forma sincera e eficaz deixa ficar uma boa impressão junto do recrutador.

Antes de uma entrevista, é necessário fazer algum trabalho de casa, conhecer bem a área de atividade e a empresa em si. Dessa forma, e com esta “cábula” de perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego, tens tudo para impressionar e ter sucesso.

7 passos para deixares uma boa primeira impressão

As 10 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego

1. Fale-nos um pouco sobre si

O início clássico de uma entrevista de emprego. O candidato é convidado a apresentar-se mediante as suas próprias palavras. Foca-te no percurso académico e profissional e em dois ou três detalhes sobre a vida pessoal.

2. Quais são os seus pontos fortes?

Outra pergunta clássica e frequente, em que deves aproveitar para destacar as tuas melhores soft skills, assim como as competências que tens para o trabalho em si. Deves abordar aquilo que te parece que vai ser o melhor para a empresa também, de forma subtil.

3. Quais são as suas fraquezas?

Se a pergunta anterior é feita, é certo que esta será a questão seguinte. Aqui, é importante ter algum cuidado com as respostas. O ideal é referir aqueles pontos em que sabes que as funções para as quais te candidataste podem ajudar a melhorar.

4. Porque é que deixou o último emprego?

Neste ponto, resiste sempre à tentação de falar de forma negativa do teu antigo posto de trabalho, empresa ou chefes. Deves dar uma resposta verdadeira, mas se a rescisão não foi pacífica, evita demasiados detalhes.

5. É um jogador de equipa?

Pode parecer óbvio que a resposta correta é “sim”. Mas mesmo assim, o trabalho de casa e pesquisa vai ajudar a perceber de que tipo de empresa se trata e que tipo de profissional procuram. Responde de forma ponderada.

6. O que é que sabe sobre a empresa?

Já o dissemos e voltamos a repetir. O trabalho de casa pré-entrevista é essencial por esta razão. Precisas de ter conhecimento sobre como é que ela atua numa esfera mais geral, bem como sobre a vaga de emprego em questão. Solidifica a tua credibilidade.

7. Qual foi um obstáculo que surgiu na vida profissional e como é que o ultrapassou?

Os recrutadores e futuros empregadores procuram soluções para os problemas, não estão interessados em mais conflitos e complicações. A resposta que deves dar tem de ir de encontro à capacidade de lidar bem com a pressão do dia-a-dia e comunicar bem com os colegas.

8. Como lida com a pressão?

Faz passar que lidas com as situações de forma racional, para atingir um determinado objetivo. Como colaborador vais sempre dar o teu melhor para resolver os problemas que surgem, com os meios que tens à disposição.

9. Porque quer trabalhar connosco?

Esta costuma ser a cereja no topo do bolo das perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego. Sê honesto, e mostra entusiasmo. o mesmo entusiasmo que te levou a responder à vaga em questão deve ser transmitido na resposta a esta questão.

10. Qual é a sua expetativa salarial?

Antes da entrevista, deves também descobrir quanto é que alguém da tua área, com idade/experiência/background semelhante ganha. Uma vez isso feito, oferece-lhes uma baliza salarial, e negoceia a partir daqui. Claro que o salário é uma parte importante e essencial, mas não deixes de destacar que a oportunidade significa muito mais do que dinheiro.

Consulta a nossa página de serviços! Podemos ajudar-te com a preparação para a tua próxima entrevista de emprego.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos