15 perguntas importantes numa entrevista de emprego

perguntas importantes numa entrevista de emprego

Fica a saber quais são as perguntas mais importantes numa entrevista de emprego, que podes colocar ao entrevistador, no sentido de esclarecer dúvidas e deixares uma boa imagem.

Numa entrevista de emprego, o momento em que o entrevistador pergunta se o candidato tem alguma questão a colocar. O que poucos candidatos sabem, é que este é um momento chave para muitos recrutadores tomarem uma decisão.

Muitas vezes, o facto de não existirem questões pode ser interpretado como desinteresse ou passividade. Outras vezes, questões pouco interessantes podem ter o mesmo efeito. Esta parte da entrevista pode e deve ser utilizada para mostrar que és a melhor escolha para aquela determinada vaga.

Contudo é mais importante mostrar interesse no trabalho e na função em si, do que nas regalias do mesmo. Fica com esta lista de perguntas importantes, que pode fazer numa entrevista de emprego.

Como te podes destacar numa entrevista de emprego

O que perguntar numa entrevista de emprego, enquanto candidato? 15 perguntas importantes

1. Esta é uma nova função ou já tem sido ocupada por mais colaboradores?

Através desta pergunta, consegues perceber o valor que este cargo tem dentro da equipa de trabalho, assim como obter mais informações acerca da cultura da empresa.

2. Como é o dia-a-dia?

A resposta a esta pergunta vai-te ajudar a compreender como funciona a empresa e se realmente esta é a função mais indicada para ti.

3. Há espaço para progredir na carreira?

Apesar de parecer um tópico um pouco sensível, esta é uma questão recorrente e que mostra que tens ambição no teu percurso profissional. Desta forma também percebes de que forma o talento é promovido dentro da organização.

4. Posso pedir mais informações sobre o precedente na função?

Esta pergunta ajuda a compreender as competências e a experiência requeridas para a função.

5. Como é a equipa de trabalho?

Se possível, tenta saber mais sobre os teus hipotéticos futuros colegas. Uma boa relação no trabalho é crucial para a satisfação pessoal e profissional.

6. Com que departamentos é que a minha função lida mais?

Desta forma estás a obter mais informação sobre a função e como é que as coisas funcionam na organização.

7. Quais os maiores desafios ou problemas nesta função?

Ao fazer esta pergunta, mostrará que quer saber qual é o principal problema a resolver ou a enfrentar nessa posição de trabalho. Assim, demonstra querer agir com mais rapidez.

8. O que significa sucesso para a equipa e nesta função?

Esta é uma boa forma de perceber as prioridades da organização e se elas estão alinhadas com as tuas. Vai também ajudar a perceber o que é esperado de ti.

O que nunca dizer numa entrevista de emprego: 5 tópicos a evitar

9. Como é que a equipa se enquadra na estrutura da empresa?

Demonstra o teu interesse em trabalhar em equipa, e como pretendes contribuir para o sucesso da mesma dentro da organização.

10. Na sua perspetiva, como é colaborar com esta organização?

Uma pergunta importante, que pode nem sempre ser recebida com o mesmo grau de abertura. Mas se o entrevistador responder, pode dizer-te muito sobre a cultura da organização. É também ser uma forma de comunicar a tua vontade de trabalhar numa organização positiva, e por conseguinte, produtiva.

11. Quais os valores mais importantes da cultura da empresa?

Os valores da cultura de uma empresa são mais importantes do que imaginamos. É importante perceber o que é que a organização mais valoriza no seu dia-a-dia.

12. Quais são os maiores desafios e oportunidades que o negócio enfrenta?

Mostrar interesse pela organização e pelos seus produtos é sempre positivo. Além disso, mostra também que te preparaste para a entrevista e fizeste algum trabalho de pesquisa.

13. Com que frequência a minha prestação vai ser avaliada?

Esta pergunta vai mostrar como estás focado na construção e desenvolvimento da tua carreira. Mostra que não queres ficar estagnado. Se o entrevistador te facultar esta informação, já ficas a saber como melhor estruturar o teu trabalho e que a tua prestação é algo que te guiará diariamente.

14. Quais são as possibilidades de formação na organização?

Esta é uma das questões mais frequentes e também das mais importantes, não só para conhecimento próprio, mas também para mostrar interesse em adquirir novas competências. É sempre uma mais-valia para ti, trabalhar numa organização que te dá este tipo de oportunidade.

15. Qual é o próximo passo?

Podes sempre perguntar qual é o passe seguinte neste processo de recrutamento. Deste modo alguma preparação prévia é também possível.

O entrevistador não deve monopolizar a entrevista. é sempre preferível que um diálogo se estabeleça. Faz questões úteis e relevantes.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos