4 razões para procurar emprego no Natal

procurar emprego no natal

A época festiva pode ser de pausa e férias para muitos. Para outros, pode ser quando surge a próxima oportunidade. Conhece 5 razões para procurar emprego no Natal.

Durante a época festiva, em que se assinalam celebrações natalícias, de ano novo e outras festividades, o mundo empresarial e o mercado de trabalho parecem abrandar consideravelmente. Muitos aproveitam para tirar férias, outros estão a fazer o balanço do ano que terminou e a definir estratégias.

Contudo, isso não significa que procurar emprego no Natal seja uma má opção, ou que se traduza em tempo perdido. Damos-te a conhecer as 5 melhores razões para procurar emprego no Natal. Prepara o teu currículo e cartas de apresentação e põe mãos à obra.

10 tipos de emprego que podes ter a partir de casa

5 razões para procurar emprego no Natal

1. Necessidade de reforços nas empresas

Visto estarmos a passar por um período de férias, e por também existir um aumento de atividade de caráter sazonal, é possível que muitas empresas estejam com necessidade de reforços. Se procuras um part-time para conjugar com outro emprego, há grandes hipóteses de o conseguires nesta altura do ano.

Por vezes, as coisas correm tão bem que um contrato a part-time pode evoluir para algo a tempo inteiro, mais estável, mesmo que primeira candidatura tenha sido feita em regime temporário.

2. Menos concorrência no momento da candidatura

O facto de o mercado de trabalho estar num momento mais tranquilo deve-se também ao facto de muitas pessoas não usarem esta época do ano para procurar trabalho. Como a concorrência é menor, esta é a altura ideal para procurar, arriscar e até conseguir emprego.

3. Momentos de convívio e oportunidades de networking

O Natal é, por excelência, uma época de convívio. São muitos os jantares de amigos e familiares, mas também são muitos os jantares de antigos colegas, cursos, empresas, grupos de amigos que estabelecem laços num ambiente mais profissional.

Nunca se sabe onde pode estar o próximo contato que pode dar azo a uma nova oportunidade de emprego.

4. Época de (re)começo dos trabalhos

Ano novo, vida nova. Este popular ditado aplica-se tanto a pessoas como a empresas. Nesta época do ano, as organizações planeiam e clarificam objetivos para o novo ano. Por exemplo, há quem prefira levar a cabo projetos de recrutamento em dezembro, para que os candidatos selecionados possam começar em janeiro. Não deixes de arriscar durante esta altura do ano.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos