8 sinais de que está na hora de procurar novo emprego

procurar novo emprego

É comum e fácil sentirmo-nos acomodados e até “presos” num emprego durante bastante tempo. É importante identificar sinais de que está na hora de procurar novo emprego.

Seja pela rotina confortável, ou pela segurança de um salário mensal, é normal, e fácil, ficarmos acomodados num emprego durante bastante tempo. Provavelmente, mais tempo do que tinha sido planeado inicialmente, de acordo com os nossos objetivos profissionais.

Mas chega um momento em que é importante reconhecer que chegou o momento de seguir em frente e procurar um novo emprego. Se tens sentido algum dos sinais que apresentamos nesta lista, se sentes que já deste o podias dar no atual local de trabalho, considera bem as tuas opções.

Mudar de emprego: prós e contras

8 sinais de que está na hora de procurar novo emprego

1. Não estás a aprender nada novo

Analisa o teu dia-a-dia. Qual foi a última vez que aprendeste algo novo, ou que desenvolveste uma nova competência? Qual foi a última vez que te sentiste desafiado? A falta de aprendizagem, ou falta de estímulos, é um dos mais fortes sinais para que comeces a procurar novo emprego. Enquanto profissional, estagnar é algo que nunca deve acontecer.

2. Não te sentes valorizado

Uma situação recorrente é perder paixão, gosto ou vontade naquilo que se faz. Isto pode acontecer por te sentires desvalorizado, por não existir feedback ou sugestões construtivas relativamente ao teu trabalho. Chegou o momento de procurar um local onde serás valorizado como parte importante da equipa.

3. Procrastinas demasiado

Procrastinar no local de trabalho, ou ter momentos mais tranquilos, não é fora do normal. Mas quando a procrastinação marca completamente o teu dia, e não existe uma parte do trabalho que seja suficientemente interessante, é sinal que chegou o momento de repensar a tua situação profissional.

4. A empresa não te oferece oportunidade de progressão

É um facto que permanecer estagnado na mesma posição, afeta a satisfação geral e até a performance de um colaborador. Quando parece não existir nenhuma oportunidade de promoção ou progressão, é normal que as pessoas fiquem desmotivadas e passem a encarar o trabalho como uma obrigação. Procurar um novo emprego ajuda-te a manter o foco nos objetivos que tens para ti próprio.

5. Não te identificas com a cultura empresarial

Se não te identificas com os valores e a cultura da empresa, dificilmente serás capaz de fazer um bom trabalho, de participar em atividades da mesma, ou de te sentires parte importante da equipa de trabalho.

6. A tua saúde emocional está mais vulnerável

Altos níveis de stress e descontentamento, podem ser o gatilho para diversos problemas de saúde, começando na emocional e mental, que se podem traduzir em sintomas físicos. Ataques de pânico e ansiedade, esgotamento ou depressão, não são condições normais de uma situação de emprego. É de extrema importância lidar com esta situação com o máximo calma e assertividade possível.

7. Não paras de pensar ou falar no trabalho

Se o trabalho é o único assunto acerca do qual falas ou pensas, isso é sinal de um problema mais grave. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial, e deixar que o trabalho domine todas as áreas da tua vida não é saudável.

8. Tens pensado frequentemente em sair

Se a ideia de trabalhar noutro local, de encontrar um novo emprego, tem estado a marinar na tua mente há já algum tempo, esse é o único sinal que precisas. Deves considerar todas as tuas opções, fazer um plano de ação e realmente mudar quando as coisas estiverem mais ou menos alinhadas.

Redigir uma carta de rescisão: o que não pode faltar e prazos a cumprir

Procuras novas oportunidades? Consulta a página de ofertas do Jobinice e os nossos serviços. Podemos dar-te uma ajuda neste novo período!

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos