Bruxelas lança programa de empréstimos para jovens agricultores

emprestimos jovens agricultores

Entra hoje em vigor um programa de empréstimos para jovens agricultores europeus. A iniciativa parte da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Um orçamento global de mil milhões de euros e condições mais favoráveis do que as habituais do mercado. São estas as “vantagens” do pacote lançado hoje, segunda-feira, pela Comissão Europeia e pelo BEI.

Um programa de empréstimos destinado a jovens agricultores europeus, que prevê taxas de juro menores e maior flexibilidade nas modalidades de pagamento. O acesso destes jovens a empréstimos está agora facilitado. O grande objetivo do programa é compensar a lacuna identificada pela Comissão: em 2017, 27% dos pedidos de empréstimos submetidos por jovens profissionais da agricultura foram rejeitados. Um valor que se situa em 9%, nos agricultores de faixas etárias mais velhas.

Programa de empréstimo a jovens agricultores: condições

Não existem quotas para cada Estado-membro da União Europeia. Este programa rege-se pela lógica de “primeiro a chegar, primeiro a ser servido”. As taxas de juro serão mais pequenas e os jovens agricultores terão mais tempo para começar a pagar o empréstimo contraído. Cinco anos é o período previsto para iniciar o pagamento, e quinze para reembolsar a totalidade do empréstimo.

Os bancos têm depois liberdade para impor datas fixas para cada caso, de modo a permitir que os agricultores possam continuar a pagar os empréstimos em períodos difíceis. Incluem-se nesta categoria os anos de seca ou de cheia. Vai ser possível aos jovens profissionais pedirem o adiamento do pagamento de certas tranches.

Este programa permite diminuir o nível de dificuldade sentido no acesso ao financiamento. Poderá estar operacional já durante os meses de verão, e será gerido ao nível dos Estados-membros pelos bancos daqueles países e empresas de crédito a atuar na Europa.

Este novo programa está incluído na iniciativa conjunta entre a Comissão Europeia.

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos