Como garantir uma promoção laboral em 15 etapas

15 passos para uma promoção laboral

Estás de olho numa promoção no trabalho? Está no momento de arriscar? Descobre como podes planear a melhor estratégia para conseguir uma promoção laboral.

Uma promoção laboral é bem mais do que conseguir um salário melhor. Para um colaborador, uma promoção é a garantia que o trabalho está a ser bem feito, sendo reconhecido desta forma. No local de trabalho, as promoções são uma “escada” a subir, a progressão de carreira que todos desejamos.

Se tens como ambição conseguir uma promoção, deves ter objetivos profissionais bem definidos. Desta forma estás numa posição privilegiada para agir de acordo com os teus interesses.

Mostrar versatilidade e interesse, ser um “jogador de equipa”, e fazer-se notar pelos melhores motivos, são mais-valias no sentido de conseguir alcançar a tão desejada promoção. Mas um plano é a ferramenta de eleição para a conseguir conquistar, juntamente com a dedicação demonstrada.

Os 15 passos para conseguir uma promoção laboral

Segundo a Forbes, há um conjunto de 15 passos a considerar no caminho para conseguir uma promoção. Estas etapas representam, para o colaborador, desafios no caminho para a promoção. Não significa que no final das três semanas sejas promovido, mas podes encarar estes pontos como uma checklist no teu percurso profissional.

Dia 1 – Porque é que queres esta promoção?

Esclarece perante ti próprio e no teu plano de carreira o porquê de obter uma promoção nesta altura. Porque é que este é o período ideal para este esforço da tua parte? O que vais ganhar com isso e será o melhor passo para ti? E a pergunta mais importante: porque é que és o candidato ideal a essa oportunidade? Considera também se o teu cargo atual te preparou o suficiente para prosseguir esta oportunidade.

Dia 2 – Imagina o melhor cenário possível

É importante ter um plano de carreira que inclua promoções, mas é igualmente importante estar pronto para fazer mudanças e adaptações conforme necessário. “Sonha” com a função do bom senso sempre bem sintonizada.

Dia 3 – Identifica as oportunidades

A empresa para a qual trabalhas tem um percurso definido quando se aborda o tema da progressão na carreira? Nesse caso considera se te revês nesse ciclo, ou se a melhor opção para ti, é procurar uma oportunidade noutra organização. Mantém-te atento a todas as oportunidades que podem surgir em termos de promoções. Fala com mentores, superiores, líderes, gestores e mantém um olho atento nas redes sociais.

Dia 4 – Avalia a melhor altura para perseguir a oportunidade

O timing é muito importante no momento de construir uma carreira. Contudo, estar no lugar certo à hora certa não é uma garantia. Daí advém a necessidade de planear a evolução laboral e hipotéticas promoções em calendário. Também neste aspeto, a flexibilidade é essencial.

Dia 5 – Começa a pedir mais responsabilidades

Pensa como um gestor e começa a pedir mais responsabilidades. A tentar resolver os problemas de forma mais autónoma, mas sem querer passar à frente de ninguém. Basicamente vais querer mostrar mais autonomia. Começa a pensar nos teus superiores como clientes.

Dia 6 – Planta a semente

O próximo passo é realmente mostrar que estás pronto para uma promoção. Aborda as pessoas certas e questiona-as acerca das tuas possibilidades de promoção. Tudo o que fizeste até agora ajudou à tua notoriedade.

Dia 7 – Se possível, encontra uma “sponsor”

Ter alguém que te represente em reuniões que tratem o tema das promoções é uma mais-valia. O ideal é ser alguém que trabalhe contigo e conheça as tuas qualidades e forças.

Dia 8 – Aposta na formação contínua

Uma promoção laboral é tradicionalmente garantida por aquilo que já cumpriste no passado. Todos os pontos da lista de “afazeres”, tudo o que tens de cumprir até àquele ponto. Mas atualmente, esse paradigma parece estar a mudar. É importante que um colaborador mostre interesse pela formação contínua, em nunca parar de aprender e evoluir dentro da organização a apostar em novas ferramentas.

Dia 9 – Avalia e define os teus pontos fracos

Identificar os teus pontos fracos e define estratégias no sentido de evitar que sejam a razão para que a tua promoção laboral não aconteça. É importante ter consciência das dificuldades e ainda assim usá-las a teu favor, sem julgamentos.

Dia 10 – Antecipa falsas promoções

Não são poucas as organizações que usam as promoções “falsas” como maneira de motivar trabalhadores. Se és um colaborador responsável e dedicado, não precisas de gastar a valiosa energia laboral deste tipo de incentivo.

Dia 11 – Sabe o que dizer

Depois de avaliar o timing, saber como pedir uma promoção é outro passo fundamental. A assertividade é extremamente importante e valorizada. Ter argumentos que suportem o desejo de obter a promoção é indispensável. Faz-te acompanhar por números, sempre que possível. Dados “visíveis” têm um poder inegável.

Dia 12 – Apresenta o teu caso

No seguimento do ponto anterior, prepara-te o melhor possível. Neste passo, é indispensável manter um espírito motivado e positivo, mostrar ser um jogador de equipa e quase seguir a estratégia de “fake it ‘til you make it”, ou seja estar confiante e capaz das tuas capacidades, pondo-as em prática. Aborda os teus mentores e superiores no sentido de mostrar que estás preparado.

Dia 13 – Mantém a conversa a correr

Não deixes que o assunto seja esquecido, continua a mostrar interesse na evolução do teu caso e como podes continuar a apresentar argumentos em teu favor.

Dia 14 – Avalia a oferta

Quando te fazer uma oferta para uma promoção laboral, avalia todos os parâmetros, de forma a concluir, ou não, se é o melhor caminho para ti. Tenta perceber se realmente se inclui no teu plano de carreira de alguma forma, se é compensatória a nível financeiro e/ou qualitativo.

Dia 15 – Avalia as tuas opções

Partindo do princípio que a promoção foi alcançada e está garantida, parabéns! Caso não tenhas conseguido conquistar esta “batalha”, encara isto como uma oportunidade para reavaliar o teu caminho, o teu plano e considera o que é necessário alterar ou adaptar. Não percas a confiança nas tuas capacidades!

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos