Como pedir uma promoção ou aumento salarial no emprego?

pedir promocao

Qual é a melhor forma de pedir uma promoção ou aumento salarial no emprego? Esta pode ser uma questão delicada, mas com a abordagem correta, o sucesso está à distância de uma conversa.

Falar de dinheiro nunca é fácil ou agradável, especialmente em contexto laboral. Aumentos e promoções não são situações garantidas, e apesar de algumas empresas serem proativas neste sentido, é importante saber negociar o respetivo vencimento e benefícios.

Negociar aumentos salariais ou pedir uma promoção obriga a alguma subtileza, competências interpessoais bem trabalhadas e uma certa dose de cuidado com linguagem verbal e corporal. Mas mais importante ainda, é a preparação para argumentar o que consideras merecer, em termos de compensação pelo teu trabalho.

Marketing Pessoal: o que é e porque é tão importante para a tua carreira

Pedir uma promoção ou aumento salarial: dicas importantes

Queres pedir uma promoção ou aumento salarial, e temes a rejeição? No fundo, isso é o pior que pode acontecer. É de facto o pior cenário. Não tenhas medo dessa rejeição, faz parte do percurso profissional e da dinâmica do mercado de trabalho.

É importante garantir que recebes um valor justo pelo teu trabalho. É um direito básico dos trabalhadores. Além disso, encetar este tipo de negociação só mostra às chefias as tuas competências, neste sentido. Desde que bem feita. Um bom chefe irá apreciar ou respeitar a sua confiança e ambição.

No entanto a preparação é fundamental.

Segue as seguintes dicas

  • Reflete no teu percurso profissional nessa organização até agora, e não peças um aumento ou promoção cedo demais;
  • Tendo em conta a descrição do teu posto de trabalho, onde foi a área em que tiveste melhor desempenho? Reflete nesse sentido e usa este argumento;
  • Nos teus argumentos, inclui projetos em que te viste envolvido, que alcançaram os objetivos propostos;
  • Lembra-te do feedback que recebeste nas avaliações de desempenho;
  • Usa como argumento, a contribuição positiva que podes continuar a dar para a empresa.

Durante este tipo de negociação, lembra-te que é possível expandir as opções em termos de benefícios. Ou seja, se o dinheiro estiver fora de questão, podem existir outras opções em cima da mesa: dias de férias, formação paga além da que já é obrigatória, um horário mais flexível.

A negociação salarial pode ser algo que a empresa tem programada no seu calendário anual de atividades. Convém estar informado acerca desta questão. Outro ponto importante é ter noção do valor do teu trabalho no mercado. Negociar apenas por negociar não tem interesse, nem valor para as chefias. Procura encontrar este tipo de informação junto de profissionais mais experientes, ou através da consulta de relatórios de salários.

Também é possível pedir uma sessão de esclarecimentos com um recrutador. Estes profissionais estão habituados a lidar com negociações salariais diariamente.

Deves evitar este tipo de argumento

  • Fazer comparações com outros colegas;
  • Fazer uma abordagem na base do confronto;
  • Evita expressões como “peço desculpa”;
  • Falar de outros temas que não estão relacionados com a temática salarial;
  • Não inicies esta negociação fora do timing apropriado.

É importante aprender e praticar a linguagem de negociação correta, de forma confiante, assertiva, educada e direta. Praticar o que vais dizer com alguém de confiança é uma decisão acertada.

Tem calma, mantém o foco e reconhece os obstáculos, tentando encontrar neles algo para negociar. Termina reuniões deste tipo de forma positiva e construtiva, independentemente do resultado, e agradece o tempo disponibilizado para falar sobre o assunto.

Desenvolvimento pessoal e profissional: constrói a tua carreira de sucesso

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos