Recrutamento online: vantagens e desvantagens

recrutamento online

Do ponto de vista dos recursos humanos, quais são os prós e os contras do recrutamento online? Fique a conhecer melhor este método de recrutamento.

A área dos recursos humanos tem passado por várias transformações, sobretudo ao integrar novas tecnologias e a automatização de muitos dos seus processos. Tal como outras áreas do mundo do trabalho, também os recursos humanos têm de se adaptar à era digital.

A tecnologia ajuda a aproximar candidatos das empresas, sendo que o recrutamento online é um método cada vez mais popular. Será que todas as empresas devem adotar este método, ou usá-lo somente quando é conveniente? Conheça as vantagens e desvantagens do recrutamento online.

O que é o recrutamento online?

O recrutamento online, também designado de e-recrutamento é um processo que tem como ferramenta principal a web. Ou seja, o processo de recrutamento e seleção é feito através da internet, sem a participação de terceiros, como agências de recrutamento.

Neste sentido, as empresas recorrem sobretudo aos próprios sites, redes sociais ou ainda páginas de divulgação de ofertas de emprego, tal como o Jobinice.

Talento ou competências: o que valorizar?

Vantagens do recrutamento online

1. Maior capacidade de receção de currículos em altura de recrutamento

O que resulta no acesso a vários tipos de candidato. Em fases de recrutamento é fácil receber mais currículos. O anúncio vai chegar a  muitas mais pessoas. O alcance é muito maior. Nesta fase o processo é muito semelhante ao recrutamento mais tradicional, já que atualmente, a publicação de anúncios noutros meios que não o digital não se pratica.

2. Maior capacidade de rastreio de currículos

Como se recebe mais CVs, é também necessário um meio de melhor filtrar a informação. Com ferramentas digitais que permitam rastrear algumas competências, esse processo é mais simples e rápido.

3. Melhor gestão de emoções para com o recrutado

Não falar pessoalmente com alguém pode ser uma desvantagem, mas apresenta alguns pontos positivos como ser possível fazer uma boa gestão de emoções. Ou seja, há um afastamento emocional que pode ajudar no processo de entrevistas.

4. Designs mais criativos e com informação necessária

Receber currículos em formato digital vai permitir aos candidatos ser mais originais, e também permite fazer algumas exigências acerca da informação que é obrigatória incluir.

5. Possibilidade de alcançar pessoas de diferentes áreas geográficas

O recrutamento online permite fazer entrevistas via Skype ou outras ferramentas de conversação. Permite que candidatos que de momento se encontram noutras localizações possam ser entrevistados e considerados para as vagas em questão.

6. Baixos custos e gestão fácil dos anúncios

O departamento de recursos humanos pode fazer uma gestão muito mais próxima dos anúncios publicados, do que se houver uma outra agência a tratar do recrutamento.

Coaching em grupo: quais são os benefícios?

Desvantagens do recrutamento online

1. Elevado volume de respostas

Há uma diferença entre muitos candidatos e demasiados candidatos. Este ponto acaba por ser uma faca de dois gumes, e uma vantagem desta modalidade de recrutamento acaba por ser uma desvantagem. É importante evitar o excesso de candidaturas, ao ser mais rigoroso nos critérios de seleção.

2. Processo pode ser demasiado impessoal

Mais uma vez, outra ferramenta que, usada em exagero, pode-se tornar numa desvantagem. É preciso manter em mente que uma entrevista via Skype ou telefone não permite fazer uma leitura 100% correta do candidato. Desse modo, dependendo da função ou da empresa em questão, esta pode não ser a melhor escolha.

Já aplicou processos de recrutamento 100% online na sua empresa?

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos