Salário mínimo aplicado a um terço do emprego jovem

salario minimo

Mais de 30% dos empregos criados para o grupo etário abaixo dos 25 anos, tem como remuneração base, o salário mínimo nacional. Situação verificada entre o segundo trimestre de 2018 e o mesmo período deste ano.

O governo apresentou o relatório “Salário Mínimo Nacional – 45 anos depois”. Daqui tiraram-se algumas conclusões acerca da evolução do salário mínimo. Entre elas, o facto que entre os primeiros meses de 2018 e o mesmo período deste ano, foram criados cerca de 17 mil empregos para jovens abaixo dos 25 anos.

É neste grupo que se insere o maior número de trabalhadores que têm como remuneração base os 600 euros mensais.

Entre os primeiros quatro meses de 2018, e igual período de 2019, foram criados 138,1 mil empregos. Apenas 10 mil têm uma remuneração equivalente ao salário mínimo, correspondendo a 7%. Quer isto dizer que quando entram no mercado de trabalho, uma fatia considerável de jovens até aos 25 anos vai ganhar o salário mínimo.

Partilha de veículos dá emprego a mais de 500 pessoas

O salário mínimo ao longo da vida ativa

O relatório apresentado ontem, mostra também que à medida que se vai avançando na idade, o salário mínimo nacional (SMN) tem vez menos peso no crescimento do emprego.

Contudo, Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social alertou para o risco de os trabalhadores manterem baixos níveis salariais, ao longo da vida.

Na apresentação do relatório, apesar de referir que se espera uma progressão de salário ao longo da vida ativa, declarou ser “há sinais de que há setores ou atividades em que se entra para o mercado de trabalho com o SMN e se permanece toda a vida a receber o salário mínimo”.

O ministro do Trabalho defendeu também ontem que o valor do salário mínimo nacional deve continuar a aumentar. Um processo feito com cautela e ponderação. Sugeriu também um novo modelo de negociação para a próxima legislatura.

Outras notícias

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos