Será que preciso de coaching profissional?

coaching profissional

O que é o coaching, e para que serve? Será que é mesmo necessário recorrer ao coaching para melhorar a vida profissional? Esta prática tem como objetivo ajudar as pessoas a analisar, e gerir, carreiras.

O coaching pode ser definido como o processo de apoio à mudança de um indivíduo (a nível profissional ou pessoal). Esta mudança ocorre em parceria entre o indivíduo e o seu coach, que o acompanha em todos as etapas desse processo.

Ambas as partes trabalham em conjunto para que se consiga, não só identificar, com clareza, os objetivos, metas e sonhos relacionados com as suas carreiras, como também as melhores técnicas para os atingir.

Atualmente, existe no mercado, uma grande variedade de profissionais especializados na área. Assim como bastantes livros e outra documentação que serve de apoio ao coaching. Assim, podemos concluir, com assertividade, que o coaching profissional é benéfico não só para indivíduos, como também para empresas, pois é extremamente importante para motivar e auxiliar na obtenção de metas.

Preciso de coaching profissional?

O coaching é um apoio no sentido de ultrapassar dificuldades e atingir determinadas metas. O medo de falar em público, por exemplo, é um ponto bastante trabalhado pelo coaching profissional, que potencia a oratória e capacidades de comunicação.

O coaching profissional ocorre através de encontros, onde são discutidos medos e objetivos, e apresentadas técnicas e estratégias para os ultrapassar ou atingir. Após análise de conclusão das metas do encontro anterior, serão criadas novos objetivos.

Existem três sinais que podes usar para identificar a necessidade de coaching profissional:

  • Ter a necessidade de alterar algum comportamento;
  • Ter objetivos muito importantes para atingir e não conseguir atingir resultados sozinho;
  • Sentir um desejo de mudar algum aspeto da vida profissional, mas não saber por onde começar essa transformação.

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos