Uma Nova Realidade no Recrutamento no Snapchat

recrutamento no snap_jobinice

O Recrutamento nas Redes Sociais não é uma novidade. Algumas Redes Sociais, como o Facebook e o Twitter, estão a tornar-se ferramentas muito interessantes na procura e nas ofertas profissionais. Há também plataformas que foram criadas para que possamos divulgar as nossas competências e percursos profissionais. É o caso do LinkedIn e do Behance.

A Internet como Rede de Recrutamento

Cedo se percebeu que a Internet não seria uma “Moda” passageira. Mas algo que veio para ficar e fazer parte das nossas vidas. Segunda a autora Ana Silva do site infoRH, o nosso tempo é passado cada vez nas plataformas sociais. Seja no Twitter, Instagram ou Snapchat. Algumas empresas pedem aos seus colaboradores que atualizem diariamente as contas do Snapchat da Empresa. A fim de conseguir atrair mais seguidores. O que não deixa de ser uma forma de recrutamento, mas será que vai durar?

O Exemplo Netflix

Em 2016 a Netflix (empresa de streaming de filmes e séries televisivas) publicou uma oferta de emprego no Instagram e foi um sucesso! De acordo com uma pesquisa recente, “o Snapchat é a ferramenta ideal para mostrar a criatividade do recrutador. Ainda segundo a mesma autora, não há dados suficientes para se concluir algo concreto, mas é um processo via uma ferramenta que vale a pena acompanhar!

Quais as principais vantagens de usar o Snapchat?

Uma das vantagens de usar o Snapchat é tornar a empresa “visível” para todo o mundo digital. Consegue-se, desta forma, divulgar a estrutura da empresa, a sua estrutura e os seus valores. No fundo mostram toda a sua cultura através do Snapchat.

Para quem ainda não sabe, um “Snapchat” é uma mensagem com base em imagens, que desaparece de circulação ao fim de 24 hs. É uma forma rápida e instantânea de partilhar conteúdo, pois permite que os colaboradores possam diariamente, no próprio local de trabalho mostrar as atividades da empresa.

“Vale a pena recordar que o Snapchat é a terceira rede social mais utilizada pela Geração Y e Z.”

Em vez de se descrever a empresa, apresenta-se a mesma aos utilizadores. Utilizar as “histórias” do “Snapchat” para divulgar ofertas de emprego demonstra que a empresa é criativa, está atualizada e a comunicar no século onde vive.

Segundo a autora Ana Silva: “é possível passar diretamente para a entrevista de trabalho via vídeo. Na verdade, o candidato faz um vídeo respondendo a todas as questões. Uma economia de tempo garantida. “

De referir ainda que o Snapchat “é a terceira rede social mais utilizada pela Geração Y e Z.”

 

Sugestão de artigo

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos