Soft skills e hard skills mais valorizadas pelas empresas em 2019, segundo o LinkedIn

Soft skills e hard skills mais valorizadas

O mundo do trabalho está em constante evolução e mudança, mas a verdade é que a produtividade e entrega de resultados é o que as empresas mais procuram. Nesse sentido, o LinkedIn listou as soft skills e hard skills mais valorizadas no mercado de trabalho, para este ano.

Um profissional dedicado deve manter-se constantemente informado e em constante evolução. A aquisição de competências, sejam elas interpessoais ou técnicas, podem ser desenvolvidas e avaliadas de diferentes formas. Respetivamente estas são, de forma comum, denominadas de soft skills e hard skills.

Sendo o LinkedIn a rede social profissional por excelência, e muito usada pelos recursos humanos em processos de seleção e recrutamento, torna-se fundamental fazer uma adaptação dos critérios de candidatura, às necessidades do mercado. Assim, o LinkedIn compilou as soft skills e hard skills mais valorizadas pelas empresas, para 2019.

Soft skills – importância na motivação das equipas de trabalho

Soft skills e hard skills mais valorizadas, segundo o LinkedIn

Soft skills

1. Criatividade

Uma equipa criativa é sempre necessária, por mais autónomo e automático um negócio se torne. Uma empresa está sempre à procura de quem saiba resolver problemas e apresentar soluções criativas.

2. Persuasão

Convencer o público, convencer clientes, saber defender e “vender” produtos, ideias e conceitos, é sempre fundamental.

3. Adaptabilidade

Ser um colaborador polivalente, adquirir um mindset adaptável, é a melhor maneira de os colaboradores conseguirem acompanhar as rápidas mudanças do mundo do trabalho, atualmente.

4. Gestão de tempo

O famoso ditado diz que “tempo é dinheiro”, mas a realidade é que o tempo já não se pode recuperar. Por isso, a gestão de tempo é uma das soft skills mais valorizadas. O mundo do trabalho preocupa-se cada vez mais com um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Isto não quer dizer que trabalhe menos, mas que as horas de trabalho sejam mais produtivas.

Hard skills

1. Inteligência artificial

Vivemos na era da expansão da Inteligência Artificial, e é fundamental para as empresas, que os respetivos colaboradores tenham noção e conhecimentos disso.

2. Gestão de pessoas

Os líderes, antes de mandar, têm de saber empoderar e motivar os seus colaboradores. Apesar de esta competência cruzar a fronteira entre as soft e as hard skills, a quantidade de formações disponíveis nesta temática, ajudam a que se torne algo bastante técnico.

3. UX Design

Oferecer a melhor experiência possível para os seus clientes e consumidores, é o objetivo de todas as empresas. Daí a importância de uma User Experience (UX) intuitiva, sobretudo po rparte do design de produtos, plataformas, apps, etc.

4. Cloud computing

Cada vez mais as empresas precisam de colaboradores que dominem o cloud computing, o sistema de nuvem, já que dispositivos externos de armazenamento se utilizam cada vez menos.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos