Técnica Pomodoro: sabes o que é?

tecnica pomodoro

Aumentar a produtividade, gerindo melhor o tempo disponível. Usar um instrumento que se assemelha a um tomate e que costumamos ver na cozinha. O que é mesmo a técnica Pomodoro?

Em qualquer tipo de tarefa, um dos maiores desafios dos colaboradores é otimizar o seu tempo da melhor maneira, aumentando assim o nível de produtividade. A técnica Pomodoro, que te queremos apresentar hoje, foi criada precisamente nesse sentido.

Esta técnica divide o tempo em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. A “contagem” é feita usando um relógio com alarme, sendo que quando a técnica foi criada nos anos 80, eram muitos usados, os relógios de cozinha em forma de tomate (pomodoro, em italiano).

Esta técnica de gestão de tempo pode ser uma técnica especialmente útil para evitar distrações. Sabe mais.

A origem da técnica Pomodoro

Há quase 30 anos, um estudante italiano chamado Francesco Cirillo, sentiu necessidade de gerir melhor o tempo que passava a trabalhar e a estudar em casa, dividindo-o em sessões mais curtas. Para o fazer, usou o relógio de cozinha que tinha disponível, em forma de tomate.

Esta técnica de divisão de tarefas foi bem-sucedida, tanto a nível da execução das tarefas, como também funcionou no sentido de melhorar a motivação. A frustração que sentia com este último ponto, foi o que levou Cirillo a pegar no relógio de cozinha, numa folha de papel e num lápis, para aumentar a sua produtividade.

Férias de Natal: vale a pena aproveitar?

Como funciona a técnica Pomodoro?

Para pôr em prática este técnica, é necessário começar por organizar as tarefas que tens em mãos. Cria uma lista com tudo o que é preciso fazer, organizando os tópicos por prioridade, tendo também em conta se têm um prazo previamente definido, e quanto tempo poderão demorar a executar.

Inclui tarefas profissionais, e também aquelas questões mais pessoais e domésticas que podem precisar de ser tratadas, e que desta forma não vão ser simples distrações no teu dia. Usar um esquema de prioridades é chave.

A filosofia da técnica Pomodoro é simples: dividir trabalho em pequenos blocos de tempo (chamados Pomodoros) onde cada bloco é usado para realizar uma tarefa de cada vez. Tens 25 minutos em cada bloco, intercalados com 5 minutos de descanso. Estes 25 minutos são um período de tempo reduzido, que não vão desmotivar, na hora de executar tarefas.

O conceito de usar blocos de 25 minutos serve o propósito de auxiliar aqueles que mais lutam com a falta de produtividade ou dificuldade para se concentrarem.

Tal como o criador desta técnica, podes usar um relógio tipo timer de cozinha. Mas se preferires, existem várias opções de softwares ou aplicações que permitem organizar o tempo de trabalho ou estudo, em blocos Pomodoro.

Por exemplo:

Formação e carreira – 5 dicas para conciliares as duas atividades

Ao experimentar esta técnica, podes confirmar se alguns dos seus benefícios comprovados se aplicam ao teu caso. São eles:

  • Melhoria do foco mental;
  • Estimulação da capacidade de concentração;
  • Apoio no sentido de evitar distrações e “ladrões de tempo”;
  • Criação de uma rotina dinâmico;
  • Sensação de dever cumprido e tarefas realizadas.

Podes sempre dividir a mesma tarefa por blocos diferentes, algo que te vai ajudar a encarar as coisas que menos gostas de fazer. Experimenta a técnica Pomodoro, para lutar contra a procrastinação.

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos