Trabalhadores da Portway em greve durante três dias

greve portway

Nos aeroportos nacionais, os colaboradores da Portway, responsáveis pela assistência em terra, iniciam uma greve de três dias. A razão é o congelamento das progressões na carreira.

Começa hoje, sexta-feira, e tem fim previsto para domingo, a greve dos trabalhadores da Portway. Os trabalhadores que prestam assistência em terra aos passageiros nos aeroportos, apresentam como principais queixas, o corte de abonos sociais e de direitos adquiridos.

A paralisação foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação civil (SINTAC) e está a afetar os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal. O sindicato acusa a administração de congelar as progressões na carreira. Acrescentam também que não vão ser garantidos serviços mínimos durante a greve da Portway.

Natal: jovens receiam tornar-se “conselheiros tech” da família

Greve dos trabalhadores da Portway

Em comunicado, a SINTAC referiu também que a empresa “começou a cortar abonos sociais e direitos adquiridos por todos os seus trabalhadores ao longo de 20 anos”. O sindicato acrescentou também, que “durante três anos os trabalhadores viram os seus aumentos e progressões de carreira congelados a fim de melhorar a saúde financeira da empresa, e contribuíram imenso” para o seu crescimento.

O sindicato admite desconvocar a paralisação, se a empresa se comprometer a cumprir, em 2020, o que prometeu aos trabalhadores em 2019, especificamente no que diz respeito ao descongelamento da progressão de carreira.

Em declarações à Agência Lusa, a empresa afirmou que “cumpre escrupulosamente a lei e toda a regulamentação aplicável, tanto ao nível da legislação laboral como em termos de acordos e protocolos aplicáveis à empresa”, pelo que “não reconhece fundamentos para esta paralisação”.

Outras notícias

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos