Trabalho Remoto: 5 Dicas para aumentar a produtividade

Trabalho Remoto

És um dos muitos forçados a trabalhar em casa devido à nova pandemia de Covid-19? O que podes fazer se não estiveres confortável em trabalhar remotamente? 

Enquanto a maioria das pessoas sente que trabalhar remotamente é um grande benefício, outras não se sentem tão confortáveis com a ideia. Essas pessoas preferem a interação social e o feedback que o trabalho num ambiente tradicional proporciona. 

Se precisas de ajuda para aumentar a tua produtividade, neste período de trabalho remoto, estás no sítio certo. Continua a ler e obtém algumas dicas práticas para adotar o trabalho remoto e desfrutar de uma experiência mais positiva e produtiva. 

Melhora o trabalho remoto com estas 5 dicas

Dica 1: comunicação assertiva e clara!

Grande parte do stress gerado por esta forma de trabalhar deve-se ao sentimento de obrigação em responder imediatamente às comunicações efetuadas fora do horário empresarial.

Para uma melhor experiência, tira essa a pressão, colaborando com os teus colegas de trabalho, para estabelecer expetativas claras de comunicação, incluindo prazos para resposta. Por exemplo, um e-mail recebido no fim de semana será respondido durante o horário de trabalho na segunda-feira. Ou um e-mail recebido fora do horário de trabalho será respondido no dia de trabalho seguinte, com a brevidade possível.

Dica 2: organiza um programa de trabalho!

Muitos dos funcionários a trabalhar em regime remoto sentem a necessidade de provar que estão efetivamente a trabalhar arduamente. O que pode levar a que realizem mais horas do que fariam numa situação de trabalho normal. No entanto, o excesso de trabalho pode ser mais prejudicial do que útil. 

Assume o controlo, define o teu próprio horário e cumpre-o. Também é importante informar a tua família ou colegas de casa de qual é o horário de trabalho  para que eles não corram o risco de interromper a concentração necessária ao desempenho das tuas funções.

Dica 3: reinventa a socialização com os teus colegas!

Pega no telefone, cria um grupo de mensagens ou um grupo nas redes sociais. Existem várias maneiras de acompanhar as tuas relações de trabalho. Só porque estás a trabalhar longe deles, não significa que não possas continuar a manter as conversas habituais.

Dica 4: define uma estratégia de comunicação!

Como já foi mencionado, é uma boa ideia definir expetativas e limites em torno das comunicações de trabalho. É também importante estabelecer um cronograma de check-ins e oportunidades de discussão frequentes com os teus colegas de trabalho e supervisores. Isso pode incluir telefonemas semanais, reuniões de equipa através de videochamada e sessões diárias de troca de mensagens. 

Dica 5: torna-te ativo como parte da tua programação diária!

Não há dúvida de que irás movimentar-te menos ao desempenhar trabalho remotamente, e com isso torna-se difícil realizar uma atividade física substancial. 

O importante é que desenvolvas um cronograma de atividades consistente para manter-te em forma e saudável. Esta é uma oportunidade de fazeres as tuas próprias coisas. Sê criativo. Faz uma aula de ioga, um passeio de bicicleta pela manhã ou aproveita o almoço com uma caminhada. O mais importante é seres realista. Começa com algo que sabes que podes realizar com frequência e sem prejudicar aquilo que é a qualidade do trabalho entregue por ti.

É preciso ter consciência que o trabalho remoto não é para todos. No entanto, com estas 5 dicas será mais fácil enfrentar este período que vivemos da forma mais eficaz e produtiva possível.

Sabe mais acerca da pandemia de Covid-19 que tem afetado o mundo e mantém-te informado de forma a dar a volta a esta situação!

Artigos sugeridos

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos