Vale a pena estagiar no estrangeiro?

trabalhar no estrangeiro

Acabaste o curso e pretendes começar um novo capítulo na tua vida. Gostavas de fazer um estágio, ou talvez ter uma experiência internacional. Já pensaste em estagiar no estrangeiro? Sabe mais.

Um estágio pode ser uma ótima oportunidade de adquirir experiência e ingressar no mercado de trabalho. Mais ainda, caso optes por fazer um estágio profissional, este será remunerado e terás a possibilidade direta de integrar a tua empresa de acolhimento.

Cada vez mais a internacionalização se tem vindo a tornar numa opção considerada por estudantes e recém-graduados. O número de alunos em mobilidade de estudos tem crescido ano após ano, e jovens emigrantes já fazem parte do nosso quotidiano.

Estagiar no estrangeiro dá-te o melhor dos dois mundos. Existem inúmeras oportunidades internacionais para treinees que podes considerar – dentro e fora da Europa. Em muitos deles, a remuneração poderá corresponder a mais de mil euros mensais.

Vantagens de estagiar no estrangeiro

  • Experiência profissional na tua área de formação
    Se já fizeste alguma entrevista, sabes que te pedirão por experiência. Se já alguma vez te perguntaste “como é que eu posso ganhar experiência, se preciso de já ter experiência para trabalhar?”, o estágio poderá ser a tua resposta. Existem vagas disponíveis para praticamente todos os setores do mercado de trabalho. Pesquisa informa-te de todas as tuas possibilidades.
  • Experiência de mobilidade internacional
    Numa entrevista de emprego, a possibilidade de valorizarem a tua experiência internacional é enorme. Afinal, nos dias que correm quase não há desculpas para não conheceres “o mundo lá fora”. Viver e estudar ou trabalhar lá fora demonstra uma grande capacidade de adaptação e superação de desafios, assim como proficiência linguística. Sai da tua zona de conforto e enriquece-te culturalmente.
  • Remuneração atrativa
    É certo que deves considerar os custos de vida do teu país de acolhimento. Ao pagamento total do mês, retira aproximadamente o valor que terás que descontar para as tuas despesas básicas lá fora (renda, transportes, diferença de preços médios). Após fazeres estas contas, dificilmente concluirás que não te compensa estagiar no estrangeiro.
  • Empregabilidade
    Ao estagiares lá fora, não só ganharás experiência e competências que te darão vantagens para vagas de emprego em Portugal, como no país de acolhimento. Inserires-te no mercado de trabalho estrangeiro é uma ótima estratégia de networking. Nada melhor do que aumentares as tuas opções de carreira.

 

Oportunidades para estagiar no estrangeiro

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos