Vencer a timidez numa entrevista de emprego: sabe como

três mulheres numa entrevista de emprego

Como vencer a timidez numa entrevista de emprego? Esta questão pode representar uma dificuldade acrescida no momento de te apresentares enquanto candidato e mostrar as tuas competências.

Timidez não é impedimento para uma vida profissional realizada e bem-sucedida. Podemos acrescentar ainda, que também não é nenhum defeito ou distúrbio de personalidade. É uma característica pessoal, que pode ser trabalhada e contornada, para evitar que se torne num handicap no momento da procura de emprego.

6 estratégias para vencer a timidez numa entrevista de emprego

1. Usa a internet

Atualmente, a utilização de plataformas, ferramentas digitais e até inteligência artificial no recrutamento, permite que uma boa parte de um processo de recrutamento seja feito de forma remota. Se sentes que a timidez pode ser uma dificuldade no momento de abordar conquistas profissionais ou falar das tuas melhores competências, usar as redes sociais ou novas formas e plataformas de recrutamento, pode ser um excelente primeiro passo.

2. Sê honesto

Obviamente, a honestidade numa entrevista de emprego deve ser transversal a todos os candidatos, em todas as circunstâncias. Não te vendas por algo que não és, e admite que és uma pessoa tímida. Usa esse argumento a teu favor, faz os possíveis por estabelecer uma relação de empatia com o recrutador, nesse sentido.

3. Enfatiza os teus pontos fortes

No seguimento do ponto anterior, usar a timidez a teu favor, significa enfatizar as características de uma pessoa tímida de forma positiva. Falamos da criatividade, foco e aptidão para trabalhar em grupo. Para ultrapassar as dificuldades de comunicação e aliviar a ansiedade, foca-te completamente em aspetos da vida profissional. Pode ser útil fazeres-te acompanhar de um portfolio, caso seja possível.

4. Prepara-te para a entrevista

Fazer o trabalho de casa, antes de uma entrevista, é importantes para todos os tipos de candidato. Mas como estratégia para vencer a timidez, ganha uma importância acrescida. Pesquisa sobre a empresa, sobre a função à qual te candidatas. Planeia e ensaia uma conversa inicial e até algumas questões.

5. Tenta controlar a postura corporal

Comunicar uma atitude profissional através da postura corporal, pode ser uma técnica bastante útil, no sentido de não deixar a timidez prejudicar uma entrevista de emprego. Mantém as costas direitas, a cabeça erguida e cumprimenta o entrevistar com um aperto de mão firme e seguro. Evita cruzar as pernas ou os braços em cima da mesa, e mantém o olhar na direção da pessoa que te entrevista.

6. Agradece a entrevista posteriormente

Umas horas depois da entrevista, enviar um e-mail a agradecer a oportunidade, passa uma imagem muito positiva. Caso tenhas saído da entrevista ainda com algumas inseguranças, este tipo de estratégia serve as duas partes envolvidas.

 

Artigos sugeridos

 

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos