Voluntariado enquanto “skill” profissional: benefícios desta prática

voluntariado skill profissional

O voluntariado pode ser realizado nas mais variadas áreas, seja ligado ao ambiente, aos animais, aos idosos ou aos sem-abrigos. Este tipo de atividade promove o desenvolvimento pessoal, a aprendizagem e a valorização profissional. Quando dizes que fazes voluntariado, demonstras que és responsável e dinâmico.

O voluntariado deve partir da vontade pessoal de ser altruísta e sempre que o fazes, seja em que área for, aprendes e ganhas novas competências. Podes aprender a falar com o público, a coordenar equipas e a trabalhar em equipa. Estas skills são essenciais para o mundo do trabalho.

6 benefícios do voluntariado a nível profissional

1. Primeiro contacto com o mundo do trabalho

No caso dos jovens que nunca trabalharam, esta é uma exelente oportunidade para entender como é que este novo mundo funciona. É essencial para se ambientarem e aprenderem que existem regras e responsabilidades que devem ter sempre em conta. Se fizeres voluntariado dentro da tua área, por exemplo em eventos, podes ficar com uma ideia do que é que vai ser esperado de ti e que tipo de atividades é que terás de desenvolver.

2. Crias uma rede de contactos

O voluntariado é uma exelente oportunidade para conheceres pessoas novas que se podem tornar vitais para a tua carreira profissional. Assim podes desenvolver a tua rede de networking. Estas ligações são úteis quando chega a altura de procurar um emprego, uma vez que te podem recomendar, ou simplesmente ajudar a conseguir o emprego que tanto desejas.

3. Desenvolves as tuas soft skills

O voluntariado permite-te desenvolver capacidades que já tens e ainda aprender outras. Por exemplo, podes ter de falar em público ou falar numa segunda língua o que te permite aprender com os teus erros e ganhar confiança ao socializar. Aprendes a resolver problemas complicados, a tomar decisões e a ser criativo. Algumas destas skills podem ser importantes para a tua carreira profissional, uma vez que as empresas valorizam a tua experiência e procuram determinadas competências que podes ter.

4. Forte liderança

Em algumas ações de voluntariado é necessário ser-se um líder, isto é coordenar e gerir equipas de voluntários ou simplesmente tomar decisões que afetam os teus colegas. Logo, és obrigado a fazer as melhores escolhas possíveis e tens uma grande responsabilidade nos teus ombros. O facto de desenvolveres o teu sentido de liderança é um ponto a teu favor no momento da contratação. Assim demonstras ao contratador que és responsável, dedicado e que consegues gerir pessoas diferentes que podes ou não conhecer.

5. Aumentas a probabilidade de ser contratado

Segundo uma pesquisa feita pela Deloitte em 2016, com 2.506 pessoas, apenas 30% dos currículos apresentam experiência em voluntariado. Contudo, a maior parte dos inquiridos (82%) afirmam que escolheriam para ocupar um lugar, um candidato que fizesse voluntariado.

6. Demonstras que corres riscos

Muitas vezes, quando és voluntário, não sabes o que é que tens de fazer, ou como realizar alguma tarefa. No entanto, o simples facto de quereres participar e ajudar demonstra que tens um espírito aventureiro. Para muitas empresas o facto de estares disposto a sair da tua zona de conforto é um ponto a teu favor, porque querem pessoas dinâmicas e audazes.

Sabias que existem, em Portugal, 55 383 organizações de voluntariado?

O voluntariado é uma mais valia para completares o teu CV. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e isto pode ser algo que te diferencie e mostre que és a melhor escolha a fazer. Apesar do voluntariado trazer benefícios a nível profissional, não o deves fazer apenas com essa intuição. Tem em conta os teus objetivos e as tuas áreas de interesse, e voluntaria-te quando e onde mais gostares.

 

Artigos sugeridos

Júlia Rocha

Gestora e criadora de conteúdos para marcas, com paixão por grandes histórias. Nunca sai de casa sem papel e caneta, e adora longas viagens.

Este artigo foi útil? Partilha com os teus amigos